quinta-feira, 12 de maio de 2016

DEFESA CIVIL FORMA NOVOS NÚCLEOS COMUNITÁRIOS PARA AÇÕES EM DESASTRES

 

 » Ascom da Secretaria de Defesa Civil
Jipeiros e escoteiros do Estado atuarão em campo exercendo funções diversas funções

O Quartel Central do Corpo de Bombeiros recebe neste sábado (14/5), às 9h30min, um grupo de 63 jipeiros e de 136 escoteiros dos municípios de Maricá, Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói e Rio para a formatura dos novos núcleos comunitários da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio. Todos participaram de treinamentos voltados para atuação em áreas de risco de desastres e estão aptos a preparar e assistir às comunidades na pronta resposta em caso de ocorrências.

O grupo de jipeiros tem a função de auxiliar o poder público na resposta em casos de desastres em locais de difícil acesso, onde as viaturas convencionais não conseguem chegar. Já a turma dos escoteiros fica com a função de auxílio às defesas civis dos municípios no suporte administrativo às operações, permitindo que as equipes de atendimento possam concentrar os esforços nas atividades de socorro.

O trabalho de formação destes agentes foi realizado pela Superintendência Operacional da Secretaria de Defesa Civil, em parceria com a Cruz Vermelha RJ e a Liga Brasileira de Radioamadores (Labre-RJ). As atividades aconteceram no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra) durante quatro dias. Os temas abordados foram: primeiros socorros; prevenção e combate a princípio de incêndio; segurança com botijão de gás – GLP; operações com radioamador e noções de defesa civil.

- O Clube de Jipeiros tem sido um grande parceiro nas ações de Defesa Civil no Estado do Rio de Janeiro, tendo participado ativamente em diversas situações de desastres. Essa ação minimiza consideravelmente as consequências nas comunidades atingidas, assim como a atuação dos escoteiros, que têm como lema “ajudar ao próximo em qualquer ocasião” - avalia o superintendente operacional coronel Marcelo Hess.

Nenhum comentário:

Postar um comentário