quinta-feira, 31 de maio de 2012

Wilson Mendes/RT -"Uma história de amor"



                   
            "MINHA HISTÓRIA COM A RÁDIO TERESÓPOLIS"


Carlos José, Eloy de Carlo,Claucio Mizael,O Gato Preto
Em maio de 1986, quando a rádio Teresópolis foi vendida pelo Sistema Globo de Rádio à empresária Gilda Lopes Leite e ao jornalista Eloy de Carlo, uma nova forma de fazer rádio começou a ser implantada na emissora. Os já tradicionais programas como de Bandeira Junior, Repórter Policial com Carlos José, Casarão da Fazenda com José Edezio( já falecido) e outros profissionais que trabalhavam na retaguarda como Carlos Cianella, hoje na Geração 2000, o repórter policial Fernando Pinto (O Gato Preto) e feras como  José Carlos Lippi, Wilson Fernandes,  Vicente Donato, e Vicente Alencar faziam o sucesso merecido nessa época em que só  tínhamos uma emissora AM em Teresópolis.



Equipe de estagiários da Rádio Teresópolis
Com a nova direção, tendo Eloy como diretor de programação, fui convidado para assumir uma espécie de chefia de jornalismo da equipe já existente. Porém a missão não parava por aí. Eloy tinha planos mais ousados e no mês de julho de 1986, Teresópolis programou junto com a Fundação Roberto Marinho, os Jogos de Inverno do Interior que envolveram vários municípios do estado. Para que a cobertura fosse possível, firmou-se um convênio com algumas faculdades de comunicação do Rio de Janeiro que migraram para o nosso município fazendo parte da história da Rádio Teresópolis. Profissionais como Paulo Roberto Amaral, Editor Executivo do JN na TV Globo, minha esposa Mariza Machado, Sergio Guimarães, repórter esportivo participante de várias Copas do Mundo e locutor na rádio Manchete,Solange Calvo hoje editora de uma revista de moda em São Paulo, Fernando Cesar  TV Bandeirantes, Carmem Mouzo e muitos outros  profissionais que passaram pelos microfones e realizaram, já naquela época nos anos 80 ,um trabalho digno de uma rádio de grande porte.



Nesse ano três projetos marcaram essa emissora que agora completa seis décadas e meia. Cobrimos os Jogos de Inverno com transmissões simultâneas de oitos pontos diferentes:  Futsal no Clube Bom Retiro, natação do Panorama, tênis no Caxangá, Basquete do Pedrão e vôlei no Colégio do Centro de Ensino Moderno (CEM). Esse foi o primeiro desafio que tanto os novos quanto os mais experientes tiveram que enfrentar com um final coroado de êxito em todos os aspectos.






Luiz Bandeira, Ricardo Mendes
A segunda tarefa confiada ao grupo foi a cobertura das eleições de 2006 que elegeriam governador do estado, senadores, deputados estaduais e federais ,ocasião em que foi eleito Moreira Franco. E por fim nesse ano fizemos também a cobertura da inauguração do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Uma obra pela qual a cidade eternamente agradece ao Almirante Heleno Nunes . Essa sequencia de êxitos fez com que vários profissionais da RT ganhassem espaço em outros veículos : Ricardo Mendes sonoplasta do Fantástico, Luiz Cláudio Bandeira, locutor noticiarista da rádio Tupi apresentando o programa “Sentinelas da Tupi” e dezenas de outros talentos que estão pelo Brasil realizando o sonho que foi iniciado na AM 1510.





Em 1988 deixei a rádio Teresópolis, tomando um novo rumo, ou seja, indo participar da entrada no ar da rádio Geração 2000, onde fiquei por mais de uma década em dois períodos.
Wilson Mendes e Cacá
Em 2008 a convite do novo Diretor Presidente José Carlos Pedra (Cacá), recebi a proposta de retornar aos microfones da emissora que carrega o nome do nosso município. E como sempre, quem trabalha em comunicação enfrenta um desafio a cada dia que chega ao trabalho.

Cobertura do Carnaval
A proposta do Cacá seria  formar uma equipe de radialistas visando a cobertura do Carnaval, principalmente do desfile das Escolas de Samba de Teresópolis ,que já não acontecia  há mais de dez anos, retornando quando o então prefeito Roberto Petto, resolveu devolver a avenida para o povo mostrar a sua arte e o seu  talento. De lá para cá fomos trabalhando em conjunto ,fazendo com que a  nossa programação  fosse sempre o que o teresopolitano  gosta e quer ouvir: Noticia, entretenimento, opinião do povo e principalmente a verdade sem distorções dos fatos.



Com a crise política os programas Terê Alerta e Debate 1510  abriram os seus microfones para levar a população os detalhes de um dos  maiores  escândalos  políticos  que Teresópolis já havia assistido culminando com a cassação do prefeito Jorge Mario, eleito pelo PT com uma das maiores votações já obtidas por um candidato. Transmitimos ao vivo todas as reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito e também a Comissão Processante.


Transmissão da CPI



Mas o que  mais marcou minha carreira como repórter e locutor noticiarista foi a cobertura do dia 12 de janeiro de 2012. Jamais esquecerei do momento que cheguei à sede da emissora sem a noção exata e cruel do que havia ocorrido na cidade e muito menos no  interior ,na maior catástrofe natural do Brasil e uma das maiores do mundo. Nesse dia cheguei a fazer quinze horas de microfone tentando ajudar a todos. Esse trabalho marcou e mostrou o valor que o rádio continua tendo no dia à dia dessa população que aprendeu a ter e ouvir a RT como uma escola formadora de profissionais .



Para a aniversariante muitos anos de trabalho pela frente e a todos que trabalharam para o sucesso dessa menina senhora, o meu muito obrigado. Tenho orgulho em afirmar que desejo aposentar-me pela rádio que tanto me ensinou o valor do carinho de um povo, que em todos os momentos está sempre em parceria com a emissora responsável pelos programas mais antigos da Região Serrana: "Debate 1510", que conduzo aos sábados e "Repórter Policial" com Claucio Mizael.
Debate 1510


Wilson Mendes


Fotos: Arquivo pessoal/ Blog Ricardo Mendes



Nenhum comentário:

Postar um comentário