segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Friburguenses passam por treinamento para evitar tragédias


Moradores de áreas atingidas em 2011 aprendem a lidar com enchentes.

O local escolhido para o treinamento foi o distrito de Lumiar, RJ.


Em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, o domingo foi de treinamento para evitar tragédias. O ensaio reuniu mais de 20 voluntários da Cruz Vermelha, que se preparam para as chuvas de verão que se aproximam.
O lugar escolhido foi o distrito de Lumiar. A simulação, feita no rio, era de resgate no caso de uma enchente. Para atravessar até a outra margem foi preciso vencer a correnteza, seguindo as orientações dos instrutores. Nos exercícios, eles aprendiam noções práticas para diminuir o perigo. A calça amarrada, por exemplo, se torna uma boia e ajuda na travessia.
Todos os participantes são moradores de áreas atingidas na tragédia em 2011. Eles sabem o que é enfrentar uma situação de risco, por isso muitos se empenharam em aprender as técnicas que podem facilitar um futuro resgate. Durante o treinamento, os voluntários também aprendem a lidar com o improviso. O desafio é usar o que se tem por perto para ajudar nos resgates.
Na simulação, garrafas pet também servem de boia para atravessar o rio. Agora, a ideia é que eles multipliquem a experiência de salvamento e que o conhecimento ajude a salvar vidas.

G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário