sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Magé ganha centro profissionalizante

A formatura dos novos 37 eletricistas, que fizeram os cursos do PRONATEC em Magé, contou com uma novidade: um auditório multifuncional que se transforma em salas com paredes removíveis e que servirão para as próximas turmas no ano de 2013. A cerimônia, realizada nesta quarta-feira (12), celebrou a inauguração do local.
O Centro de Formação do Bolsa Família, construído no Terminal Rodoviário de Piabetá, é o novo espaço para capacitação dos cursos profissionalizantes oferecidos aos beneficiários do Bolsa Família. São três salas multiuso, com estrutura adaptada para receber portadores de deficiência e a função de abrir as porta do mercado de trabalho e possibilitar a mudança de realidade dessas famílias que recebem o benefício. Como foi o caso do formando Isaias Inácio de Oliveira de 53 anos, que durante seu discurso como orador da turma apresentou sua novidade.


“Agradeço muito essa oportunidade. Estamos numa nova Magé e eu acredito nisso porque estou fazendo parte desse momento precioso. E eu mesmo já consegui um emprego por causa do curso e sou funcionário eletricista das lojas Nalin”, contou Isaías que é morador do bairro Maurimárcia.
Além da contribuição para a geração de emprego e renda na cidade, cursos como os oferecidos pela parceria com o governo federal através do PRONATEC, levam ao objetivo proposto pelo prefeito Nestor Vidal: – Nada é imediato, tudo demanda tempo e para atender o crescimento e interesse das empresas que estão chegando em Magé é necessário qualificação, e estamos investindo em educação. A educação é a saída para ver a mudança que desejamos para nossa cidade. O que resolve é ação e trabalho, esperamos que com esses cursos vocês possam dar o máximo e também representar Magé para as empresas que estão vindo”, ressaltou Vidal, que também destacou o CVT Magé que em fase final de construção.
Novas instalações e mais cursos em 2013
Luiz dos Santos, chefe do setor de Educação Profissional do SENAI-RJ, comemorou a parceria que Magé firmou junto ao Sistema S (Senai, Senac, Sesi, Sebrae e Outras instituições ou organizações do setor produtivo) e tem proporcionado crescimento e oportunidades na cidade. Segundo ele, já estão acertadas “720 vagas e os cursos na área de construção civil e informática vão fazer parte do programa em Magé. A partir de março, além dos cursos de solda, mecânico de motos e auxiliar de eletricista, teremos o curso de montagem de manutenção de computadores, armador, carpinteiro e almoxarifado”, explicou.
Feliz com a novidade, Selma Vidal, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, ressaltou o avanço do município e os benefícios do crescimento do PRONATEC em Magé. “O PRONATEC ampliou sua abrangência e agora atende dos 16 aos 59 anos, e aqui temos a vantagem da escolaridade que não é cobrado um alto nível. Contribuindo com o ensino profissionalizante também aumentamos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com a geração de oportunidades aos cidadãos. E temos que comemorar hoje esse esforço conjunto com a formatura desses novos profissionais e também que neste ano o programa que não contemplava Magé. Fomos à Brasília e lutamos para trazer o PRONATEC e o que era improvisado em 2012, em 2013 será de direito”, comemorou.
http://portal.baixadaon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário