sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

THEATRO MUNICIPAL TEM DOMINGO A R$ 1 COM ORQUESTRA DE CAMPOS

Considerada "A Grande Dama do Violino Brasileiro", Mariuccia Iacovino (1912-2008) é homenageada no ano do centenário de nascimento pela orquestra sinfônica que leva o seu nome. Grande intérprete de incomum longevidade artística, essa violinista apresentou-se dos 5 anos até pouco antes de seu falecimento, aos 95. Para celebrar o legado da musicista, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Cultura – levará a seu palco o concerto da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, executando peças marcantes do repertório da brilhante violinista, a exemplo das composições de Massenet (Meditação da Ópera Thais, para violino e piano), de Fritz Kreisler (Liebesleid, para violino e piano), de Edward Elgar (Salut d'amour, para violino e piano) e de César Frank (Quinteto em fá menor), que constam da primeira parte do programa.


Atração do projeto Domingo no Municipal, em 16 de dezembro, às 11h, com ingressos a R$ 1,00, o espetáculo terá regência do Maestro Luís Maurício Carneiro e vai contar com os talentos dos solistas Gabriela Queiroz (violino), Daniel Guedes(violino), Daniel Albuquerque (viola),Márcio Malard (violoncelo) e Flávio Augusto (piano).


Sobre a Orquestra


Fundado em 1998, o conjunto reúne cerca de 80 integrantes com faixa etária dos 11 aos 18 anos, originados de diversos segmentos sociais. Durante mais de uma década de atividade, o grupo vem sendo considerado um exemplo de iniciativa inédita, não só no Estado do Rio de Janeiro, mas no Brasil e na América do Sul, sendo a primeira orquestra brasileira a fazer parte do projeto venezuelano “El Sistema” da FESNOJIV (Fundación del Estado Para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela), que mantém um intercâmbio de professores e alunos.


Com extensa temporada de concertos apresentados periodicamente no Teatro Municipal Trianon, de Campos, no litoral Norte do Rio de Janeiro, a Orquestra realizou diversas turnês por cidades brasileiras e da América Latina. A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino conta com um vasto repertório de música brasileira. Em 2010, fez sua Turnê Internacional pela Bolívia, participando do 8º Festival Del Sol nas cidades de La Paz e El Alto. Em 2011, a Orquestra abriu as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e se apresentou em concertos exclusivos para os maestros Gustavo Dudamel e José Antonio Abreu.


Sobre o regente


Natural de Campos dos Goytacazes, RJ, Luís Maurício Carneiro é bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música. Em 1997, integrou a Orquestra Sinfônica Ibero-Americana por ocasião da VII Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y Gobierno, participando de diversos concertos na Venezuela. Retornou ao Brasil em fevereiro do ano seguinte, com a finalidade de se aprofundar na implantação e no desenvolvimento do programa Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela. Atualmente, divide suas atividades profissionais como diretor artístico e pedagógico das orquestras ligadas à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos de Campos, primeiro núcleo brasileiro representante do Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, regendo a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino.

 http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1371056

Nenhum comentário:

Postar um comentário