segunda-feira, 14 de julho de 2014

Casa de Cultura sediará atrações do Festival SESC de Inverno 2014



  Com cronograma alterado este ano por conta da Copa do Mundo, tem início no dia 26 de julho o Festival de Inverno 2014. Promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, o festival terá inúmeras atrações, de diferentes modalidades culturais, realizadas nos três principais municípios da Região Serrana: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Com relação à programação em Teresópolis, a grande novidade será a utilização de novos espaços, entre eles, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, como sede de três das atrações do festival, resultado da parceria entre o SESC e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.



Com programação entre 26 de julho e 10 de agosto, o Festival de Inverno 2014 vem com o tema ‘Da cor da rua’ e contará com shows, peças de teatro, workshops, oficinas, apresentações de dança, música e atrações infantis. Vários espaços serão utilizados para a realização das atividades, incluindo, além da Casa de Cultura, as praças Higino da Silveira, no Alto, Maria Corina Paim, na Barra, e dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, bem como a localidade de Bonsucesso, no interior, e as dependências do próprio SESC Teresópolis, é claro.



Na Casa de Cultura, o primeiro evento a ser realizado será o pré-lançamento do próprio festival, para convidados, previsto para 18 de julho. Depois, será encenada no dia 26 de julho, sábado, na unidade da Secretaria de Cultura de Teresópolis, a peça ‘Till, a saga de um herói torto’, com o grupo Galpão, um dos mais famosos do Brasil na modalidade de teatro de rua. A peça será realizada no anfiteatro da casa, às 18h.



No dia 27, domingo, será realizada, também na Casa de Cultura, a abertura oficial do festival em Teresópolis, incluindo a realização de show com Danilo Caymmi e Claudio Nucci, em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi, às 14h.



“Por todo o incentivo à atividade cultural e, também turística, o Festival de Inverno do SESC é uma iniciativa que merece, no mínimo, nosso apoio incondicional. Mas, este ano, fomos convidados para participar de forma mais efetiva do projeto, sediando algumas das atrações, inclusive a abertura oficial em Teresópolis. Para nós, da Secretaria de Cultura, é motivo de grande orgulho trabalhar em parceira com o SESC neste momento. Com certeza, o Festival de Inverno será novamente um grande sucesso”, enaltece o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.



Sobre o festival

Considerado um dos maiores eventos culturais do estado do Rio de Janeiro, o Festival SESC de Inverno, realizado anualmente em julho, chega a sua 13ª edição em 2014. O evento já faz parte das agendas das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, oferecendo uma programação cultural extensa, diversificada e de qualidade a preços acessíveis.



O Festival visa promover experiências que gerem o desenvolvimento cultural da população, em especial da serra fluminense e, consequentemente, contribuam para a transformação social. Além disso, busca fomentar o movimento cultural da Região Serrana e possibilitar a inserção de novos grupos no cenário artístico.



Com papel relevante na democratização da arte, a Arte de Rua é a proposta desta edição. O tema busca explorar, nas múltiplas linguagens, a interação, o diálogo e a apresentação de atividades com ênfase na valorização e na expressão da arte que estimula a convivência no espaço público, colaborando com o desenvolvimento social nas cidades. O evento tem como mote principal DACORDARUA, aproximando-se do ideal artístico da cultura urbana, como os manifestos dos artistas nos muros da cidade.

Além de sua realização entre os dias 26 de julho e 10 de agosto, o evento será estendido de 11 a 17 de agosto para o Grande Rio, nas unidades SESC em São Gonçalo, Nova Iguaçu e Ramos, além do Teatro SESC Ginástico.

http://www.festivalsescdeinverno.com.br/

Texto: Geórgia Jahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário