quinta-feira, 17 de julho de 2014

No mês da Copa, Procon Estadual fez 24.356 atendimentos



O destaque foi a Operação Camisa 10, montada com foco no Mundial

O destaque das ações da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) no mês de junho foi a força tarefa montada pelo órgão com vistas à Copa do Mundo. Foram 10.095 atendimentos presenciais nos postos da autarquia. Já o Disque 151 recebeu 9.592 reclamações e 4.202 queixas foram feitas pelo site www.procononline.rj.gov.br. Pelo plicativo web - acessado por smartphones e tablets -, a secretaria fez 467 atendimentos. Um total de 24.356 atendimentos, somando-se os diversos canais de acesso disponibilizado ao consumidor.

As empresas mais reclamadas em junho foram Telemar Norte Leste (Oi Fixo), BCP (Claro), Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Light, SKY, Nextel, Banco Itaú, Telerj Celular (Vivo), TNS PCS (Oi Móvel) e Claro fixo. Em junho foram realizados pelo Procon Estadual 200 atendimentos de conciliação entre consumidores e fornecedores, dos quais 155 (78%) chegaram a um acordo positivo.

Além da Operação Camisa 10, que em dois meses descartou seis toneladas de alimentos e quatro mil litros de chopp impróprios para o consumo, os fiscais do Procon Estadual realizaram uma nova etapa da Operação Roleta Russa em empresas de ônibus na Baixada Fluminense, constatando irregularidades em 35 veículos.

Tramitaram em 1ª Instância pela diretoria jurídica do Procon Estadual 721 processos em junho, dos quais 530 culminaram em aplicação de multas no valor total estimado de R$ 9,7 milhões. Em 2ª instância tramitaram 411 processos, dos quais 51 resultaram em aplicação de multas, totalizando mais de R$ 378 mil. Em junho, foram encaminhadas para estabelecimentos autuados mais de R$ 4 milhões em multas.

Ainda no mês de junho foi ajuizada Ação Civil Pública contra a TAM, Gol e a empresa Smiles S.A. na 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado, devido a problemas em seus programas de milhagens, tais como: reclamações por atraso na computação de milhas, dificuldade na obtenção de passagens pelo programa na alta temporada, e o súbito aumento sem aviso prévio do valor da passagem adquirida através desse tipo de programa.

No período, o Procon Estadual instaurou 21 atos sancionatórios contra diversas empresas. O maior destaque desses atos foi o aberto contra as linhas aéreas Gol e Azul por estarem ofertando voos para cidades sede da Copa do Mundo com previsão de pouso nos horários em que o espaço aéreo estaria bloqueado; uma norma de segurança adotada pelo Brasil nos dias de jogos do Mundial.

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