terça-feira, 11 de agosto de 2015

Escolas municipais comemoram Dia do Estudante

A peça 'O menino que foi ao Vento Norte' é encenada pelos educadores da própria Escola M. Belkis Frony Morgado

A diretora Danielle Antunes de Andrade enfatiza o desejo de levar mais cultura aos seus alunos

Alunos da Escola M. Belkis Frony Morgado assistem ao espetáculo 'O menino que foi ao Vento Norte'


Para os alunos João Pedro e Pedro Henrique “podia ter teatro duas vezes por mês”



O rapper de Cristo, Sérgio Brun, fala sobre superação, drogas, criminalidade e Deus


 Onze de agosto é quando se comemora, em todo território nacional, o Dia do Estudante, data criada em 1927 em função da criação das primeiras faculdades do Brasil, pelo então imperador Dom Pedro I, em 1827. Em Teresópolis, o dia não passou em branco, com diversas unidades escolares da rede municipal de ensino promovendo eventos e atividades variadas.

A Escola Municipal Belkis Frony Morgado, localizada no bairro de São Pedro, por exemplo, encenou e apresentou para seus alunos a peça teatral ‘O menino que foi ao Vento Norte’, de Bia Bedran, enquanto o Centro Educacional Beatriz Silva, localizado na Barra do Imbuí, teve uma palestra com o rapper de Cristo, Sérgio Brun, alertando contra o uso de drogas.

“Pensamos em sair do lugar comum de fazer lembrancinhas de papel, lápis, pirulito,
​e ​
oferecer para nossos alunos atividades que trazem a alegria, o saber, ampliando o universo cultural dessas crianças. Essa é uma proposta já do Plano de Gestão e também uma iniciativa do projeto proposto pela Secretaria de Educação, no Ano Internacional da Luz, no qual estamos trabalhando com o ‘Click no Saber’ e ofertamos mais esse clique no aprendizado das crianças”, explica a diretora da Escola Municipal Belkis Frony Morgado, Danielle Antunes de Andrade.

Encenada e apresentada por funcionários e equipe da própria escola, a peça 'O menino que foi ao Vento Norte' pretende ser uma narrativa das aventuras de um menino ingênuo que sofre na mão de um ladrão malvado, mas que conta com a generosidade do senhor Vento Norte para ficar tudo bem.

“Escolhemos essa peça pelo que ela representa para a escritora Bia Bedran, um ícone da contação de histórias no Brasil. Essa história era contada para ela pela sua mãe e nossa intenção é levar cultura aos nossos alunos, fazê-los conhecer histórias e alegrá-los”, comenta a assistente de direção Juliana Lustosa, que representa o menino protagonista na peça.

Para os alunos, o evento foi marcante e extremamente prazeroso. Depois de participar muito do espetáculo, os alunos João Pedro e Pedro Henrique, ambos com oito anos, aprovaram a comemoração do Dia do Estudante e pediram mais. “A gente gostou muito. Podia ter teatro sempre, pelo menos duas vezes por mês”, pediram os estudantes.

Combate às drogas no Dia do Estudante

Com uma abordagem diferente, o Centro Educacional Beatriz Silva convidou o rapper de Cristo, Sérgio Brun, para falar sobre superação, drogas, criminalidade e, claro, Deus. Sérgio passou, através do seu exemplo de vida, alguns dos valores que acredita serem importantes para os jovens estudantes.

“Essa galera do Beatriz Silva me deixou emocionado com o carinho, respeito e educação durante minha palestra contra as drogas, o crime e a violência. Um dia eu fui um aluno drogado, embriagado, indisciplinado, brigão. Eu já fui um problema para escola. Hoje sou um problema para o sistema como um Soldado de Deus”, falou o rapper.

Para a diretora Jane Lara Motta a manhã passada com o artista foi maravilhosa. “Nossas crianças adoraram, entenderam o recado e assimilaram com muita propriedade a importante mensagem do Sérgio. Essa foi uma daquelas manhãs que entram para história e ninguém se esquecerá dela, nem tão cedo”, comemorou a diretora.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário