sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Videodocumentário Mais Educação Terê mostra experiência do programa na Rede Municipal

 Lançamento do videodocumentário ‘Mais Educação Terê’ no auditório da SME


Marcia Maria Tavares, coordenadora municipal do Programa Mais Educação, destaca a importância do registro

 Alunos, diretores e professore participam do lançamento do videodocumentário

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello, assinala as conquistas do programa



 Alunos da Oficina de Dança e Hip-Hop do Mais Educação da Escola Municipal Sakurá se apresentam no evento



Em produção desde 2013, a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou esta semana, em evento realizado no seu auditório, o videocumentário ‘Mais Educação Terê’. O objetivo é apresentar o registro, através de depoimentos e imagens, da trajetória de implantação do Programa Mais Educação em Teresópolis, da progressiva adoção da jornada estendida e da proposta de Educação Integral na rede municipal de ensino.

“O videodocumentário constitui-se sonho realizado. Desde final de 2012, pretendíamos registrar em vídeo os desafios e os avanços que vivenciamos, cotidianamente, na implantação do Programa Mais Educação em escolas da rede municipal de ensino. Agora, conseguimos finalizar essa proposta e a emoção nos toma, porque documentamos um pouco do muito realizado no chão da escola nesses cinco anos em que a proposta se efetivou. Continuamos acreditando e realizando, com a retomada do programa em 40 escolas municipais a partir do dia 17 de agosto", comemorou Marcia Maria Tavares, coordenadora municipal do Mais Educação.

O Programa Mais Educação constitui-se em uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Visando o desenvolvimento integral discente, ou seja, o desenvolvimento pleno dos alunos envolvendo seus diferentes aspectos: social, físico, emocional, artístico e cognitivo, o Programa apresenta um olhar diferenciado sobre o processo ensino-aprendizagem, propondo revolucionar o sistema escolar brasileiro, como já acontece em outros países.

A partir de metodologias diversas e diferenciadas, os saberes e conhecimentos extracurriculares são sistematizados na composição do currículo trabalhado junto aos alunos, o que exige reflexão para atualização da proposta curricular de Educação Básica. No município de Teresópolis, o Programa Mais Educação começou a ser implantado no final de 2010. O documentário acompanha o desenvolvimento do Programa nas Escolas Municipais Sakurá, Sebastião Branco, Professor Paes de Barros, Marília de Oliveira e Silva Porto, Professora Neidy Angélica Coutinho e Fazenda Alpina.

“Às vezes, as pessoas têm a sensação que nestes anos nada avançou na Educação municipal, de que se fez muito pouco para a vida de nossos alunos, para que eles sejam mais felizes e encontrem na escola um significado maior. Esse registro mostra exatamente o contrário. Quanta coisa já foi feita e teve tanto sucesso!”, comemorou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello.

Além da exibição do videodocumentário ‘Mais Educação Terê’, o evento contou com a apresentação da Oficina de Dança e Hip-Hop dos alunos da Escola Municipal Sakurá, coordenada pelo professor social Silvio dos Santos Silva, o S-Hop, que também é produtor do documentário. O vídeo foi custeado com recursos das escolas municipais envolvidas e com a contribuição dos parceiros Casarão Produções, Mix Artesanato, Planet Soccer e Igreja Batista Monte Hermon.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário