![]() |
Lançamento do videodocumentário ‘Mais Educação Terê’ no auditório da SME
|
![]() |
Marcia Maria Tavares, coordenadora municipal do Programa Mais Educação, destaca a importância do registro |
![]() |
Alunos, diretores e professore participam do lançamento do videodocumentário |
![]() |
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello, assinala as conquistas do programa
|
![]() |
Alunos da Oficina de Dança e Hip-Hop do Mais Educação da Escola Municipal Sakurá se apresentam no evento |
Em produção desde 2013, a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou esta semana, em evento realizado no seu auditório, o videocumentário ‘Mais Educação Terê’. O objetivo é apresentar o registro, através de depoimentos e imagens, da trajetória de implantação do Programa Mais Educação em Teresópolis, da progressiva adoção da jornada estendida e da proposta de Educação Integral na rede municipal de ensino.
“O videodocumentário constitui-se sonho realizado. Desde final de 2012, pretendíamos registrar em vídeo os desafios e os avanços que vivenciamos, cotidianamente, na implantação do Programa Mais Educação em escolas da rede municipal de ensino. Agora, conseguimos finalizar essa proposta e a emoção nos toma, porque documentamos um pouco do muito realizado no chão da escola nesses cinco anos em que a proposta se efetivou. Continuamos acreditando e realizando, com a retomada do programa em 40 escolas municipais a partir do dia 17 de agosto", comemorou Marcia Maria Tavares, coordenadora municipal do Mais Educação.
O Programa Mais Educação constitui-se em uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Visando o desenvolvimento integral discente, ou seja, o desenvolvimento pleno dos alunos envolvendo seus diferentes aspectos: social, físico, emocional, artístico e cognitivo, o Programa apresenta um olhar diferenciado sobre o processo ensino-aprendizagem, propondo revolucionar o sistema escolar brasileiro, como já acontece em outros países.
A partir de metodologias diversas e diferenciadas, os saberes e conhecimentos extracurriculares são sistematizados na composição do currículo trabalhado junto aos alunos, o que exige reflexão para atualização da proposta curricular de Educação Básica. No município de Teresópolis, o Programa Mais Educação começou a ser implantado no final de 2010. O documentário acompanha o desenvolvimento do Programa nas Escolas Municipais Sakurá, Sebastião Branco, Professor Paes de Barros, Marília de Oliveira e Silva Porto, Professora Neidy Angélica Coutinho e Fazenda Alpina.
“Às vezes, as pessoas têm a sensação que nestes anos nada avançou na Educação municipal, de que se fez muito pouco para a vida de nossos alunos, para que eles sejam mais felizes e encontrem na escola um significado maior. Esse registro mostra exatamente o contrário. Quanta coisa já foi feita e teve tanto sucesso!”, comemorou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello.
Além da exibição do videodocumentário ‘Mais Educação Terê’, o evento contou com a apresentação da Oficina de Dança e Hip-Hop dos alunos da Escola Municipal Sakurá, coordenada pelo professor social Silvio dos Santos Silva, o S-Hop, que também é produtor do documentário. O vídeo foi custeado com recursos das escolas municipais envolvidas e com a contribuição dos parceiros Casarão Produções, Mix Artesanato, Planet Soccer e Igreja Batista Monte Hermon.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário