segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mutirão do Procon Estadual atende 1.509 consumidores no Largo da Carioca


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O mutirão de atendimento promovido nesta sexta-feira (07/08) pelo Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou 1.509 atendimentos a consumidores que procuraram a tenda do evento, montada no Largo da Carioca, no Centro do Rio. Desse total, 322 eram reclamações relativas a problemas com produtos e serviços. Com as 16 empresas representadas no mutirão, foram firmados 214 acordos (ocorrespondente a 66% do total de atendimentos relacionados ao Procon). Também foram feitas 1.187 consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), umserviço do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio). O mutirão foi batizado de "Meu Velho, Meu Amigo", em homenagem ao Dia dos Pais. Além do mutirão, todos os postos de atendimento do Procon espalhados pela Região Metropolitana do Rio funcionaram nesta sexta-feira.
Entre as empresas presentes no mutirão, estavam operadoras de telefonia (Oi, Claro Embratel, TIM, Vivo e Nextel); bancos (Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal); redes de varejo (Ricardo Eletro e Leader); concessionárias de serviços públicos (Light e Cedae) e operadoras de TV por assinatura (Net e Sky). A fabricante de eletrônicos Samsung informou que participaria do mutirão, mas não mandou nenhum representante. A presença das empresas no mutirão possibilita que, em muitos casos, o consumidor já saia do local com uma solução para seu problema. As reclamações referentes a empresas que não estavam no mutirão foram atendidas pelos funcionários do Procon Estadual e encaminhados para resolução em um dos postos da autarquia.
São do setor de telefonia as duas empresas mais procuradas pelos consumidores no mutirão: Oi, com 47 atendimentos, e Claro, com 34. Em seguida, dois representantes do setor bancário: Itaú, com 33 reclamações, e Bradesco, com 32.
O motorista Délcio dos Santos Silva, de 59 anos, saiu do mutirão com um acordo com a operadora Claro. Em janeiro deste ano, ele havia contratado um plano de internet 4G no lugar do plano 3G que tinha com a mesma operadora. O cancelamento deste último, no entanto, não foi feito e ele passou a receber duas contas. Mas agora o cancelamento está efetuado. "Só quero o que é certo. Vim aqui e resolvi. O atendimento foi de primeira, nota 10", afirmou.

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