Prosseguindo com o esquema de prontidão elaborado para a Black Friday, o Procon Estadual monitorou alguns dos principais sites de venda nesta segunda-feira (30/11), dia da chamada Cyber Monday. Este é um evento de descontos que ocorre, principalmente na internet, na primeira segunda-feira após a Black Friday e tem foco em produtos eletrônicos. Ao todo, até as 18h, a equipe da autarquia identificou 65 ofertas enganosas.
Dos sites monitorados, o Submarino foi o que se encontrou mais irregularidades: 21 produtos que apresentavam falsas promoções. Em segundo lugar ficou o site do Ponto Frio, com 17 irregularidades encontradas. Os outros sites monitorados foram Ricardo Eletro (onze irregularidades), Americanas.com (oito), Extra (sete) e Casas Bahia (uma).
Durante o dia,o Procon Estadual divulgou as irregularidades encontradas que iriam gerar a abertura de processos investigativos que poderão levar a autuações e multas e, assim, manter o consumidor informado dos preços maquiados no próprio dia em que a Cyber Monday ocorreu.
Após serem notificadas, as empresas têm, por lei, um prazo de quinze dias úteis para apresentarem suas defesas ao departamento jurídico do Procon Estadual. Caso a defesa não seja apresentada ou não seja aprovada, o departamento irá autuar a empresa e sua multa a pagar será calculada.
Para ver os resultados parciais da pesquisa, divulgados durante o dia, acesse os links abaixo:
http://www.procon.rj.gov.br/index.php/publicacao/detalhar/2228
http://www.procon.rj.gov.br/index.php/publicacao/detalhar/2235
Nenhum comentário:
Postar um comentário