terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Construção de Tronco Coletor entra na fase de obras subterrâneas

Obra vai beneficiar mais de 160 mil moradores de 6 bairros da região central do Rio

Ascom SEA/Inea


Uma das principais obras de saneamento do Governo do Estado entrou na fase de trabalho subterrâneo, nesta segunda-feira. O Tronco Coletor de Esgoto – Cidade Nova recebeu o equipamento de perfuração, com 22 toneladas, mais conhecido como tatuzinho.

A descida do equipamento até o poço aberto no subsolo da Rua São Cristóvão, levou apenas 15 minutos. A partir de agora, a obra será executada quase totalmente na parte subterrânea, reduzindo o impacto no trânsito e, consequentemente, na rotina de quem frequenta o bairro.

Este equipamento fará a escavação para a instalação das tubulações que vão levar o esgoto até a Estação de Tratamento Alegria, no Cajú, utilizando o chamado Método Não Destrutível (Pipe Jacking). O Tronco Coletor – Cidade Nova vai ser responsável pela captação do esgoto de parte de 6 bairros cariocas: Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estácio, Santa Teresa e Cidade Nova. Cerca de 163 mil moradores da região serão diretamente beneficiados.

A obra é uma intervenção que também vai contribuir com a despoluição da Baía de Guanabara, mas o secretário de Estado do Ambiente é realista ao reconhecer que "ainda estamos longe do ideal na recuperação da baía, mas este foi um passo importante” – declarou André Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário