quinta-feira, 26 de maio de 2016

Câmara Municipal de Teresópolis recebe alunos da Escola Municipal Rotary









Câmara Municipal de Teresópolis recebe alunos da Escola Municipal Rotary
        O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PHS), recebeu na manhã desta quarta-feira, 25.05, alunos da Escola Municipal Rotary (Pimenteiras), do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, como parte do projeto “A Escola vai à Câmara”, desenvolvido pela Casa Legislativa em que estudantes aprendem sobre as funções do Poder Legislativo e vivenciam o dia a dia dos vereadores.
        Segundo a diretora da escola, Gisela Dantas, os alunos achavam que Câmara Municipal era um local inacessível. “Para a maioria dos alunos a Câmara ou a prefeitura são prédios proibidos. Eles não entendem que aqui é parte do povo e que os vereadores trabalham para eles”, considerou. Para a diretora, a visita foi um momento para conhecer direitos e deveres. “É importante trabalhar cidadania. No momento em que votarem, estarão escolhendo quem vai trabalhar e falar por eles.”
        A ida dos alunos foi organizada pelo Observatório Social do Brasil, como parte do evento “Semana da Cidadania”. “As crianças têm que sentir desde cedo que elas fazem parte da sociedade. Elas têm que ser integradas e mostrar para a sociedade que o nosso voto e voz tem vez”, disse a coordenadora do Observatório, Valéria da Silva.
        O ouvidor da Câmara, Alexandre Paim, falou aos alunos sobre o histórico do Poder Legislativo, como funciona e quais são as atribuições da Câmara. Os alunos simularam uma Sessão Ordinária. O presidente escolhido foi Yan Lopes, 11 anos, do 5º ano. “Foi muito bom”, comemorou.
        A professora Valéria de Oliveira se surpreendeu com a recepção aos alunos e como o projeto “A Escola vai à Câmara” mostra, de forma simples e prática, o trabalho do Poder Legislativo. “Achei fantástico. A gente trabalha o conteúdo na sala de aula, mas vindo, vendo e participando é outra realidade para eles.“
        O presidente da Câmara, Maurício Lopes (PHS), acredita que o Projeto “A Escola vai à Câmara” ajuda crianças e jovens a compreender melhor as funções dos vereadores e que o conhecimento adquirido incentiva os estudantes a participar da política.
        “A vinda de estudantes é muito enriquecedora. Eles aprendem que podem e devem acompanhar o trabalho do vereador. O projeto incentiva a participação política e mostra o quanto é importante conhecer os seus direitos”, avaliou o presidente da Câmara, Maurício Lopes (PHS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário