sexta-feira, 23 de março de 2012

Consumidores que tiverem contas vencidas vão poder quitar os títulos, depois do vencimento, em qualquer agência bancária


 Consumidores que tiverem contas vencidas vão poder quitar os títulos, depois do vencimento, em qualquer agência bancária  e não mais somente no banco que emitiu o boleto. Isso poderá ser feito pelo serviço DDA Contas Vencidas.

O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários único no mundo, segundo informa a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Para pagar os títulos por esse serviço, os consumidores podem incluir suas contas vencidas no sistema desde o dia 19 de março.

“A novidade deverá proporcionar aos clientes mais comodidade e segurança, diminuindo, por exemplo, os riscos do golpe da ′saidinha′, já que não será mais necessário pagar em dinheiro”, afirma o diretor adjunto de serviços da Federação, Walter Tadeu de Faria.

Como utilizar?
Para usar o serviço, o cliente precisa se cadastrar como sacado eletrônico em todas as instituições financeiras em que tiver conta. Apenas os clientes cadastrados no serviço DDA poderão pagar um boleto vencido, de forma eletrônica, no banco que preferir – que também deve estar participando do DDA.

Desta forma, o consumidor não precisará se dirigir à instituição financeira. Poderá ser pago qualquer tipo de boleto de cobrança bancária, como as contas de taxas de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares, assinatura de publicações e outros.

Após se cadastrar, o banco passa a encaminhar os boletos eletronicamente, informando o cliente pelo correio eletrônico ou mensagem no celular. Porém, o débito autorizado não significa que o débito é automático.

O consumidor deverá verificar quais boletos foram emitidos pelo banco, em seu nome, autorizar o débito em sua conta ou agendar para a data de vencimento.

No caso de boletos vencidos, na hora em que for efetuar o pagamento, os valores são corrigidos automaticamente. O consumidor não necessita imprimir o documento e se dirigir ao banco emissor do boleto.

“Outra vantagem do serviço é que ele vai permitir a redução dos erros de cálculo, pois os valores dos juros e atualizações para pagamento deixam de ser feitos manualmente e já saem do sistema do banco cedente”, observa Tadeu de Faria.

A Federação estima que 48 milhões de títulos vencidos serão incluídos no novo serviço.

DDA Contas Vencidas
O serviço foi desenvolvido pela Febraban, pela ABBC (Associação Brasileira dos Bancos Comerciais), pela ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), pela Associação Brasileira de Bancos, pela Asbace (Associação Nacional de Bancos) e bancos associados. A operação é feita pela CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).

Fonte: Infomoney - 22/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário