sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Diretora viola lacre e Secretaria cancela provas do Saerj


 A Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) cancelou todas as provas do Saerj que foram aplicadas nesta quinta-feira para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A medida foi tomada após denúncia de vazamento do exame na Internet.

De acordo com a secretaria, a diretora do Colégio Estadual João Kopke, em Piedade, Zona Norte da cidade, que não teve o nome revelado, violou antes da hora o lacre de um dos malotes que continha a prova de Português. O lote violado atingiu 10 mil alunos mas, por precaução, a Secretaria resolveu cancelar os 130 mil.

Cada malote possui dois lacres – só abertos na hora da aplicação da prova e os fiscais são externos. A Seeduc informou que a diretora agiu desta forma para beneficiar os próprios alunos que estudam no noturno em uma escola compartilhada com a Prefeitura do Rio.

O bom desempenho dos alunos garante o pagamento de bônus anual a todos os funcionários da unidade. A diretora foi exonerada do cargo. Uma sindicância foi aberta pela Seeduc para apurar a violação dos malotes.

A servidora, que ocupa um cargo de confiança, também responderá a um inquérito policial. Uma equipe da subsecretaria de Gestão do Ensino, ao receber a denúncia da Faetec, foi até a unidade escolar ouvir a direção, que fica responsável pelo malote até o momento da prova, e comprovou que a violação aconteceu dentro do colégio. O modelo violado foi anulado e uma nova prova será preparada. Segundo a secretaria, a aplicação de um novo exame do Sistema de Avaliação do Ensiono Fundamental ocorrerá na semana que vem. A violação ocorreu em um dos 21 modelos de prova de Português.



Maria Luisa Barros/O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário