segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Manifestação na Cinelândia



A passeata promovida pelo governo do Estado do Rio contra o projeto de redistribuição dos royalties do petróleo reúne milhares de pessoas no Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira. Sete carros de som, três deles do porte de grandes trios elétricos, animam amanifestação. O trânsito de veículos na Avenida Rio Branco, uma das principais vias do Centro do Rio, foi interrompido da Candelária à Cinelândia três horas antes da manifestação "Veta,Dilma". São estudantes, servidores públicos e simpatizantes da causa, com bandeiras e faixas. Algumas lojas fecharam as portas.
Há chuva de papel picado de alguns prédios na Rio Branco. Entre os DJs, a equipe de funk Furacão 2000, outro trio elétrico tocando samba-enredo e um terceiro com música eletrônica. Na Cinelândia, haverá encontro com jornalistas, na Câmara de Vereadores, ainda sem horário marcado.
Em panfleto distribuído a manifestantes, a Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) acusa o projeto de lei de redistribuição dos royalties, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), de violar pelo menos três princípios constitucionais: isonomia (previsto no artigo 5º), federativo (artigo 18º) e o ato jurídico perfeito (artigo 5º), além do princípio da segurança jurídica, "na medida em que atinge os contratos já firmados, bem como impede o Estado do Rio de cumprir obrigações assumidas e de realizar investimentos com os quais se comprometeu em razão da arbitrária interrupção do pagamento dos royalties."

No protesto há, inclusive, alas que protestam contra a gestão de Sérgio Cabral Filho no governo fluminense. Com uma enorme faixa com os dizeres "Fora, Cabral - Veta, Dilma" e fazendo coro com palavras de ordem contra o governador, uma ala participa do evento com guardanapos na cabeça. A "alegoria" é uma alusão ao episódio no qual secretários do governo Sérgio Cabral (PMDB) e o empresário Fernando Cavendish, ex-dono da construtora Delta, apareceram em uma festa em Paris com guardanapos em forma de bandanas na cabeça.

A imagem foi divulgada em meio às denúncias de ligação de Cavendish com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, alvo de duas operações da Polícia Federal por comandar um esquema de jogos ilegais, envolvendo servidores públicos. Cachoeira foi solto recentemente, após nove meses de prisão na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Começou agora a caminhada percorrendo toda a Av. Rio Branco em direção à Cinelândia! 
Itaboraí está presente na mobilização 'Veta, Dilma. Contra a injustiça, em defesa do Rio

Eduardo Paes, Fernanda Montenegro e Sérgio Cabral na caminhada em defesa do Rio

                             
Guapimirim marca presença na mobilização 'Veta, Dilma. Contra a injustiça, em defesa do Rio'
                                         
Duque de Caxias também está na mobilização 'Veta, Dilma. Contra a injustiça, em defesa do Rio'

                          
Magé também se faz presente na mobilização 'Veta, Dilma. Contra a injustiça, em defesa do Rio'.

                          
Agentes da Operação Lei Seca estão na mobilização 'Veta, Dilma. Contra a injustiça, em defesa do Rio
http://www.correiodopovo.com.br /Imagens:https://twitter.com/GovRJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário