sexta-feira, 30 de novembro de 2012

População da Serra está preparada para agir em tragédias, diz Defesa Civil


Várias cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro receberam na quinta-feira (29) um simulado para a prevenção de desastres. A ação marcou o Dia Nacional de Redução de Desastres. A Defesa Civil do Estado montou uma mega operação envolvendo Bombeiros, Voluntários e outros profissionais. No fim do dia, as autoridades se reuniram para fazer um balanço da atividade e, graças aos treinamentos realizados com a população dos municípios, as autoridades acreditam que o estado está preparado para qualquer tipo de desastre climático.
Os simulados aconteceram simultaneamente em quatro cidades da Região Serrana e também na capital. No distrito de São José do Ribeirão, em Bom Jardim, os Bombeiros do Rio de Janeiro participaram da simulação orientando os moradores a se dirigirem ao ponto de apoio da localidade.
Em Teresópolis, das 26 sirenes instaladas na cidade apenas uma, a do bairro Rosário, não funcionou e precisou ser acionado manualmente. No município, os treinamentos aconteceram com a partipação de homens da Defesa Civil e voluntários participaram do evento.
Em Petrópolis, o simulado aconteceu apenas na Escola João Paulo II, no bairro São Sebastião, onde a Defesa Civil adotou a estratégia de mobilizar os alunos para que eles se transformem em futuros líderes comunitários.

Já em Nova Friburgo, o treinamento aconteceu em dois bairros, no Campo do Coelho e no Córrego Dantas, escolhidos devido às perdas que sofreram na tragédia de 2011. No local, bonecos foram usados para simular as vítimas de soterramento. Ao todo, mais de 200 pessoas participaram do evento. O momento mais marcante foi o socorro de uma vítima no helicóptero da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
O simulado foi planejado durante dois meses. Segundo as autoridades que realizam esse tipo de treinamento há alguns anos, a ação, dessa vez, foi mais preparada e se aproximou da realidade
.

G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário