quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CMEI do Alto ensina fotografia para crianças da Pré-escola

Alunos do CMEI participam da atividade “Fotografia Maluca”

A diretora Denise Maria Bem-Haja enfatiza que “a fotografia é a arte de desenhar com luz”

A professora Wanderléia Dias ensina a história e a evolução da fotografia para seus alunos


O aluno Artur Ribeiro enfatiza que gostou mais das máquinas fotográficas antigas
​​


 Trabalhando de acordo com o Projeto Pedagógico Gestor deste ano, "Conhecimento, a luz que brilha em você! Acenda essa ideia!", proposto no início do ano pela Secretaria Municipal de Educação, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Marília Morgado Carneiro, no Alto, vem desenvolvendo interessantes atividades com seus alunos. Neste segundo semestre, o destaque fica com as aulas de fotografia, processo técnico ou artístico de produção de imagens através da fixação da luz refletida pelos objetos.
 
“A partir dessa proposta, desenvolvemos várias atividades interessantes como ‘Mentes que brilham na humanidade’, ensinando aos nossos alunos sobre personalidades importantes como Santos Dumont e Aytron Senna. Esse mês apresentamos o projeto ‘Fotografia: Dando asas à imaginação’, onde desenvolvemos um novo olhar em nossas crianças, já que a fotografia é a arte de desenhar com luz”, explica a diretora Denise Maria Bem-Haja.

Entre as atividades desenvolvidas no CMEI estão a “Fotografia Maluca”, onde as crianças se fantasiam com adereços para serem fotografadas, a “Interpretação Fotográfica”, onde através de fotos tiradas por eles próprios, os alunos interpretam e representam textos e situações, e a própria história da evolução da fotografia, onde os professores apresentam, através de máquinas fotográficas antigas, a história e a evolução da arte de fotografar.

Para a professora Wanderléia Dias, a aceitação por parte das crianças tem sido muito boa, uma vez que os temas produzem um interesse natural nos alunos. “Dentro de todo esse projeto gestor, os assuntos que desenvolvemos tem gerado grande interesse nas crianças. No primeiro semestre trabalhamos com planetas e dinossauros, e agora com a fotografia, uma coisa que já faz parte do cotidiano deles, principalmente por causa dos celulares”, analisa a professora.

Para os alunos, a experiência tem sido muito gratificante e eles fazem questão de frisar o que aprendem em sala de aula.  “A tia Jaqueline mostrou para gente as máquinas de fotografar com filmes e eu gostei mais das antigas”, apontou o aluno de 5 anos, Artur Ribeiro.

O CMEI Professora Marília Morgado Carneiro conta hoje com 243 alunos em turmas de Pré I e Pré II, divididas em dois turnos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário