quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Unidade de Teresópolis recebe título de “Escola Transformadora”

A Equipe gestora da Escola Acliméa participa do evento em São Paulo onde a unidade foi nomeada Escola Transformadora




 A organização internacional Ashoka, instituição sem fins lucrativos que desenvolve projetos na área de inovações sociais, e o Instituto Alana, organização da sociedade civil que tem como missão “honrar a criança”, nominaram em um evento realizado em São Paulo, nos dias 15 e 16 de setembro, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento como Escola Transformadora. A unidade escolar foi a única selecionada no Rio de Janeiro e faz parte de um seleto grupo de 200 escolas em 28 países a receber esse título.

“A Acliméa é nossa primeira escola em tempo integral, onde se prioriza a aprendizagem ativa, a valorização da autoria dos alunos e o estímulo a diferentes linguagens e formas de expressão. É muito importante sabermos que o trabalho que desenvolvemos, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos, foi reconhecido e agora servirá para inspirar boas práticas em outros centros de ensino dentro e fora do Brasil. Temos muito orgulho de todos os funcionários, educadores, familiares e alunos envolvidos neste contexto”, enalteceu o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Para receber o título de “Escola Transformadora”, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento participou de um processo de reconhecimento de práticas iniciado em 2014, quando a direção foi contatada. Em seguida, uma equipe do Projeto Escolas Transformadoras visitou a unidade para conhecer a organização e o processo administrativo e pedagógico. Num segundo momento, a professora e então gestora, Carla de Cunto Carvalho, foi até a sede do Instituto Alana, em São Paulo, para participar de uma nova etapa do processo de reconhecimento.

Agora, em um evento realizado nos dias 15 e 16 de setembro em São Paulo, a atual equipe gestora da unidade, formada pela diretora Luciana Pires e as orientadoras Gisele Lima e Isabel Cristina, além da professora e ex-diretora Carla Cunto, receberam a notícia de que a unidade teve sua prática reconhecida e foi nomeada uma Escola Transformadora, a única no Estado do Rio de Janeiro, entre dez escolhidas em todo o Brasil.

Para a professora Carla Rabello, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, o título é resultado de um trabalho inovador. “É preciso agradecer a todos que fazem ou já fizeram parte do processo de concepção desta unidade. Às vezes se pensa que é preciso muita coisa para mudar o panorama de uma escola, mas na prática, o comprometimento dos professores e equipe, o apoio da família e uma boa dose de ousadia produzem resultados surpreendentes”, comemorou Carla.

Como Escola Transformadora, além do reconhecimento internacional, a unidade escolar receberá destaque e divulgação de suas boas práticas tanto em nível nacional, como internacional em diferentes mídias, podendo assim compartilhar histórias, desafios e planos, assim como iniciar uma relação colaborativa entre os estabelecimentos  integrantes da rede. A escola também receberá acesso à comunidade Ashoka, que conta com mais de 3.000 empreendedores sociais, à Comunidade Alana e demais parceiros.

A Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento é a primeira unidade de tempo integral da rede municipal de ensino. Localizada no bairro de São Pedro, atende alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Pela manhã, os estudantes têm aulas para a sistematização do conhecimento. Já o turno da tarde é dedicado às pesquisas e assuntos de interesse.

Akosha
A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos Empreendedores Sociais – pessoas com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Criada em 1980 pelo norte-americano Bill Drayton, hoje está presente em mais de 85 países. Todos os Empreendedores Sociais da Ashoka são eleitos por um rigoroso processo de busca e seleção com etapas nacionais e internacionais. Estes empreendedores sociais são líderes no campo em que atuam e estão influenciando políticas públicas a fim de realizar mudanças sistêmicas.

Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos que apostam na busca pela garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, conta hoje com projetos próprios e com parceiros, e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário