quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Prefeitura convida população para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis


Prefeitura convida população para oficina
do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

 Acontece na próxima terça-feira, dia 22, às 17h, uma oficina comunitária para que a população dê sugestões tendo em vista a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O local é o Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, na Várzea).

Obrigatório para todos os municípios brasileiros a partir da Lei Federal 12.305/2010, o documento servirá para resolver a problemática dos resíduos sólidos em Teresópolis. E a população será consultada, através da oficina, a colaborar na elaboração de um planejamento estratégico para os próximos 20 anos.

Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Uma equipe técnica da Prefeitura, formada por representantes de várias secretarias, acompanha todo o processo.

O plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto. O cronograma de produção do documento abrange três etapas: diagnóstico, prognóstico e institucionalização, com realização de oficinas e de audiência pública para que a população possa opinar sobre o assunto. No final, o texto aprovado pelos grupos de trabalho será encaminhado para votação e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores.   

Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone (21) 2742-7763 ou pelo e-mail meioambiente@teresopolis.rj.gov.br. Localizada no Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea), a Secretaria atende ao público de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário