quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Síndrome Alcoólica Fetal é tema de palestra

Álvaro Ayres, pres. da Cruz Vermelha em Teresópolis, agradece a presença de todos e frisa o trabalho humanitário feito pela instituição


Carlos Alberto Rangel, diretor-tesoureiro da Cruz Vermelha, frisa sobre o trabalho humanitário realizado pela Cruz Vermelha


Wilson Mendes, pres. Rotary Club Teresópolis Paquequer, destaca a importância de informar a população sobre a Síndrome Alcoólica Fetal



Dr. José Mauro Braz de Lima, médico e professor da UFRJ, pontua que a criança pode nascer com malformações, baixo peso, baixa estatura e deficiências cognitivas e comportamentais, entre outros problemas

Síndrome Alcoólica Fetal é tema de palestra


 Com o apoio da Prefeitura, Rotary Club Teresópolis Paquequer e Cruz Vermelha Brasileira, foi realizada nesta terça-feira, 8, no Teatro Municipal, uma palestra sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O tema foi abordado pelo médico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Mauro Braz de Lima.

A síndrome do alcoolismo fetal (SAF) é o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência da ingestão de álcool, pela mãe, durante a gravidez e o período preconcepção. Entre as consequências estão o déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Atualmente é considerada a maior causa de déficit intelectual prevenível no mundo.

 “A SAF decorre do consumo de álcool durante a gravidez e o feto sofre as consequências. A criança pode nascer com malformações, baixo peso, baixa estatura e deficiências cognitivas e comportamentais, entre outros problemas”, explicou Dr. José Mauro, destacando que não há uma quantidade mínima de bebida alcoólica considerada segura que a mulher possa ingerir durante a gestação, ou seja, o ideal é não tomar este tipo de bebida na gravidez.

A palestra contou com as presenças do secretário de Administração, Lucas Bonifácio, do diretor-tesoureiro da Cruz Vermelha, Carlos Alberto Rangel, do presidente da Cruz Vermelha no estado, Luiz Alberto Lemos Sampaio, e do presidente da instituição em Teresópolis, Álvaro Ayres. “Toda vez que a atendemos a sociedade, estamos presentes humanitariamente. Nosso papel é unir forças e reunir o povo para que possamos servi-lo melhor e esse programa da SAF tem todo o nosso apoio”, frisou Carlos Alberto Rangel.

O presidente do Rotary Teresópolis Paquequer também destacou a importância de informar a população sobre a síndrome. “Dr. José Mauro é uma das maiores autoridades no assunto e a conscientização das pessoas sobre a SAF é extremamente relevante porque geralmente não se dá a atenção devida a essa questão”, pontuou Wilson Mendes.  

Instituído pela Lei Municipal 3363/2015, o Dia de Prevenção e Conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) em Teresópolis é comemorado no dia 9 de setembro. O objetivo é conscientizar e informar a população, especialmente as gestantes, sobre os graves riscos da ingestão de bebida alcoólica durante a gestação para a saúde do feto.

Fotos: Roberto Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário