terça-feira, 27 de outubro de 2015

Prevenção às drogas: apresentações culturais encerram o projeto ‘Fique Esperto’

 Comissária de justiça Fátima Gil: projeto também abrange os familiares


Diretora Rosana Mendes, da Escola Municipal Irene Sant’Anna do Valle: boa resposta dos alunos ao projeto ‘Fique Esperto’


Coronel Cleber Maia, da Polícia Militar, e juíza Vania Mara Gonçalves: parceria pela prevenção

 Apresentação da banda gospel Juízes HipHop

Coral de alunos da Escola Irene Sant’Anna do Valle

 Através da mímica, alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo dizem não às drogas

Estudantes da Escola Municipal Manoel Medeiros se apresentam no encerramento do projeto ‘Fique Esperto’

 Rap dos alunos do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, da rede estadual

Alunos do Cerom/Projeto Jogando pro Futuro: mensagem contra as drogas através da música


 Teatro do SESC lotado no encerramento anual das atividades do projeto ‘Fique Esperto’, de prevenção ao uso de drogas


Alunos do 9º ano do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima marcam presença na festividade
Prevenção às drogas: apresentações
culturais encerram o projeto ‘Fique Esperto’

 Realizada nesta terça-feira, dia 27, no teatro do SESC, na Várzea, a festividade de encerramento anual das atividades do projeto ‘Fique Esperto’, de prevenção ao uso de drogas. Aberto pela banda gospel Juízes HipHop, o encontro contou com apresentações musicais e de teatro, feita por estudantes atendidos pela iniciativa.

Implantada em 2012 pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Saúde, a ação já atendeu cerca de 13 mil alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de dez escolas públicas e particulares do município, na cidade e no interior. Também são parceiros o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), o Rotary Club Teresópolis e as organizações não-governamentais Amor Exigente, Centro de Reabilitação Kairós e Alcoólicos Anônimos.

“São dois projetos de trabalho concomitantes: o ‘Tecendo Cidadania’, que leva aos adolescentes informações sobre direitos e deveres de um cidadão, e o ‘Fique Esperto’, de conscientização sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, para que os alunos se tornem multiplicadores”, explicou a juíza Vania Mara Nascimento Gonçalves, titular da Vara da Infância e coordenadora do projeto.

Sob o comando dos comissários de justiça Fátima Gil, Valéria Tricano e Bruno Miranda, o ‘Fique Esperto’ realizou, durante o ano, palestras e atividades sobre o tema. No encerramento, os estudantes apresentaram, em forma de música e de teatro, todo o conhecimento aprendido em sala de aula. “A proposta é levar a informação de forma lúdica, sem aquela coisa arcaica do sermão, que não dá certo com os jovens. Com conhecimento a gente fortalece os fatores de proteção e debate com eles a questão da vulnerabilidade, abrangendo também os familiares”, destacou Fátima Gil.

Acompanhado pela diretora Rosana Mendes e a orientadora pedagógica Patrícia Sampaio, um grupo de alunos do 5º ano da Escola Municipal Irene Sant’Anna do Valle, no Pimentel, apresentou um rap com mensagem de não às drogas e à violência. “O projeto é incrível e a parceria da Vara da Infância e da Juventude com as escolas não poderia ser melhor. As crianças responderam muito bem, só temos a agradecer”, disse a diretora.

Também subiram ao palco os estudantes das escolas municipais Manoel Medeiros, Nossa Senhora de Fátima e Cerom/Projeto Jogando pro Futuro, da escola estadual José Francisco Lippi e do Colégio Nossa Senhora do Carmo, que receberam certificado de participação. Sorteio de brindes, oferecidos por empresários e instituições parcerias, concluiu a festividade.

O comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Cleber Maia, também participou do encerramento do projeto. “A PM tem a parte preventiva, através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que este ano já atendeu mais de cinco mil crianças de escolas públicas e particulares. Vocês estão no caminho certo. Aproveitem a oportunidade de ter conhecimento sobre esse assunto para serem adultos melhores”, parabenizou.

Fotos – crédito Marcelo Roza


Nenhum comentário:

Postar um comentário