quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Colégio de Teresópolis mostra atividades promovidas pela Caravana Ambiental do INEA



Ascom SEA/Inea

Quando: Sexta-feira (27/11), das 09h às 17h
Onde: Colégio Presidente Bernardes que fica na Rua Fileuterpe, S/Nº, no Bairro de São Pedro em Teresópolis


Nesta sexta-feira (27/11) o Colégio Estadual Presidente Bernardes, no bairro de São Pedro, em Teresópolis, receberá a Caravana Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O evento contará com estandes informativos e demonstração de práticas ambientais dos Guarda Parques do Parque Estadual dos Três Picos, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, Guarda Florestal Estadual (PM), Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e do Corpo de Bombeiros.

Serão montadas exposições dos trabalhos realizados pelos alunos, como pinturas, técnicas de reflorestamento plantio e objetos confeccionados com materiais recicláveis.

O guarda parque Antônio Pestana vai expor uma coleção de brinquedos e jogos feitos por ele mesmo, a partir de gaiolas apreendidas em operações contra a captura de pássaros realizadas pelo Parque Estadual dos Três Picos. “Além de chamar a atenção dos estudantes sobre crimes ambientais na região, o material serve para transmitir noções de matemática e física” – explica o criador das peças.

Fotografias das atividades dos alunos, dentro e fora da escola, também vão mostrar o trabalho da Caravana Ambiental do Inea no Colégio Estadual Presidente Bernardes, ao longo deste mês, que incluiu o projeto Tela Verde, com a exibição do vídeo Como os Lobos Mudam os Rios

De uma série de documentários da Ong Sustainable Human, que mostra a importância dos animais em cada ecossistema, esse filme conta como os lobos foram reintroduzidos no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, depois de extintos nos anos 70. Devolvidos ao seu habitat em 1995, os lobos foram capazes de revitalizar a reserva natural, inclusive alterando o curso de rios.

Depois da projeção do filme, houve um debate que deixou empolgada a educadora do Inea Maysa Henriques. “Ficou evidente a importância da cooperação e a visão sistêmica que temos que ter no olhar para o nosso entorno, o nosso ambiente” - explicou Maysa.

O secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, que também participou da caravana no início do mês, destaca a importância de iniciativas como essa e promete incentivar cada vez mais a mobilização dos estudantes. “É essencial o envolvimento do poder público nesses eventos junto às escolas para a conscientização e uma maior integração entre as unidades de conservação, seja através do trabalho dos guarda-parques, do Programa de Reaproveitamento do Óleo Vegetal (Prove) ou das oficinas culturais. Isso tudo proporciona um estímulo para a mudança de comportamento” – explica o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário