Fiscais do Procon Estadual e policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram, nesta segunda-feira (23/11), a Operação Poço Bento, que resultou na autuação de quatro supermercados em Magé, Baixada Fluminense. Devido as irregularidades encontradas, os gerentes da filial do Supermercado Novo Mundo da Rua Artur Rodrigues Loivos, 15, e do Mercado Rio Sul da Avenida Automóvel Club, 2.993, foram detidos e levados para a Decon. Além disso, foram interditados o açougue e osetor de laticínios do SupermercadoMultimarket daAvenida Santos Dumont, 1.721. Aoperação ocorreu não no Centro, mas em bairros periféricos de Magé - Piabetá, Fragoso e Suruí. O objetivo da operação foi checar denúncias feitas por consumidores ao Procon.
Ao todo, 443kg e 320g de alimentos foram descartados, a maior parte (337kg e 820g) no Mercado Rio Sul. Entre os produtos vencidos ou sem especificação da validade, estavam mortadela, linguiça, toucinho e pé de porco. Também havia produtos expostos à manipulação direta do consumidor, contrariando o que determina o artigo 21 daLei Estadual 6.538/1983.
Na filial do Multimarket daAvenida Santos Dumont, 1.721, os fiscais encontraram uma obra sem tapumes e fiação de energia elétrica exposta na entrada do estabelecimento. Já em outra unidade do Multimarket, naRua Capitão José de Paula, 333, o piso e as paredes da câmara frigorífica e da sua área de preparoapresentavam ferrugem nos tendões e na porta. Os fiscais deram um prazo de 30 dias para a realização de reparo nestas irregularidades e também determinaram a limpeza do açougue e das áreas de acondicionamento, em até sete dias.
O nome da operação é uma referência ao Poço Bento, um ponto turístico de Magé que teve sua água benzida por São José de Anchieta.
Balanço da Operação Poço Bento:
1 - SupermercadosNovo Mundo (Rua Artur Rodrigues Loivos, 15, Piabetá, Magé):Produtos vencidos: 10kg de margarina, parte vencida em 01/03/2015, 43kg e 500g de mortadela e 5kg de paio. Produtos sem especificação da validade: 7kg de carré e 40kg de salgados diversos. Gerente conduzido à Decon.
2 - Mercado Rio Sul (Avenida Automóvel Club, 2.993, Fragoso, Magé): Produtos vencidos: 34kg e 500g de mortadela, 10kg de salsichão vencido em 24/09/2015, 5kg de linguiça calabresa, parte dela vencida em 23/08/2015, 23kg e 200g de linguiça fina, parte dela vencida em 22/10/2015, 11kg de costela salgada, 26kg de carne bovina salgada e13kg de alcatra. Produtos sem especificação da validade:29kg de toucinho e 134kg de pé de porco. Produtos expostos à manipulação direta do consumidor: 15kg de linguiça, 20kg de bacalhau, 40kg de retalho de costela e 17kg e 123g de carne moída exposta à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.Ausência do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação. Gerente conduzido à Decon.
3 - Multimarket (Avenida Santos Dumont, 1.721,Piabetá, Magé): Obra no local sem tapume.Ausência do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação. Fiação de energia exposta na entrada do estabelecimento. Os fiscais determinaram a colocação de tapume na obra e o conserto da fiação. Açougue esetor de laticínios interditados.
4 - Multimarket (Rua Capitão José de Paula, 333, Suruí, Magé): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação, sob pena de interdição. Ausência do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação. Piso e paredes da área de preparo da câmara frigorífica eda câmara frigorífica com ferrugem nos tendões e na porta. Os fiscais deram um prazo de 30 dias para a realização de reparo. Necessidade de limpeza no açougue e áreas de acondicionamento. Os fiscais deram um prazo de sete dias para a limpeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário