Quem visitar a 55ª Feira da Providência, que fica até o próximo domingo, no Riocentro, vai encontrar muito mais do que a enorme variedade de artesanatos regionais, a irresistível gastronomia nacional e internacional e o convidativo mercado de produtos importados.
O público poderá conhecer o trabalho desenvolvido em programas socioambientais que conquistam cada vez mais espaço no mercado consumidor. Mais do que um grande evento dedicado a compras, diversão, lazer e entretenimento, a feira da Arquidiocese do Rio de Janeiro é um investimento social, com renda destinada a projetos levados a 70 comunidades carentes do Rio de janeiro.
A Secretaria de Estado do Ambiente marca presença com o projeto EcoModa, que promove oficinas de moda sustentável, oferecendo oportunidade no mercado de trabalho e geração de renda para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
A criatividade dos jovens desse programa socioambiental pode ser conferida no stand do Vicariato para a Caridade Social, que há dez anos está presente na feira. Toda a decoração do espaço foi produzida pelos alunos do EcoModa, que utilizaram caixotes de madeira, estopa e páletes, uma espécie de estrado de madeira que serve de suporte para a movimentação de carga. “Todo o material utilizado na programação visual foi recolhido nas ruas pelos alunos do projeto” – explica o estilista e coordenador do projeto, Almir França.
Também serão expostos acessórios e peças de roupas confeccionadas nas oficinas. São 50 peças produzidas com banners, retalhos e outros materiais recicláveis.
Alunos, professores e o coordenador do projeto estarão customizando camisetas para os visitantes da Feira da Providência, no stand montado por Furnas Centrais Elétricas, no sábado e domingo, entre 15h e 18h. Senhas serão distribuídas e os interessados deverão comparecer ao stand no horário determinado. Serão aplicados nas camisetas customizadas retalhos de jeans e voil de cortina, além de fitilhos de malha.
Trinta e dois países e 14 estados brasileiros estão representados na 55ª edição da Feira da Providência, que ocupa uma área de 35 mil m² nos pavilhões 2 e 3 do Riocentro, na Avenida Salvador Allende, 6.555 – na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O horário de funcionamento é das 12h às 23h.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário