sexta-feira, 30 de março de 2012

Barragem desativada em Nova Friburgo, no RJ, será demolida

Segundo Inea, represa pode contribuir para enchentes.

Aneel autorizou demolição, que deve começar em 2 meses.




Uma barragem desativada desde o início de 2011 em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, será demolida. Um estudo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mostrou que a estrutura pode contribuir para enchentes na localidade de Conselheiro Paulino.

Três pesquisas desenvolvidas pela prefeitura e por órgãos públicos confirmaram  que a barragem ofereceriscos de enchentes. Por isso, a demolição está confirmada e já foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A superintendente do Inea, Margareth Nacif, disse que a demolição da barragem deve começar em dois meses. A Energiza Geração informou que, por questões de segurança, a barragem será demolida no período de seca.
O Inea colheu material no fundo da barragem para descobrir os tipos de substâncias que se acumularam ao longo dos anos. O início do trabalho depende dessa avaliação, que deve sair na próxima semana.

“Com o resultado desse exame a gente vai determinar a melhor forma de dispor esse material. O restante, que é retirada da barragem, é uma coisa simples, que não traz nenhum outro transtorno”, disse Margareth Nacif, superintendente do instituto.
O córrego Dantas é dos que mais sofrem com o problema das enchentes provocados pela barragem. Quem mora às margens conhece bem o problema. “E só quem passou pelo que foi sabe o sofrimento”, disse a moradora Claudiane Dutra Franco, auxiliar de professor.

Os moradores estão animados com a possível solução para o problema. “Dá mais vazão na água, já melhora”, disse o frentista José Adão.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário