terça-feira, 27 de março de 2012

Técnicos do Estado fazem vistoria nas obras de contenção de barreiras



Visita tem como objetivo analisar cronograma nas áreas atingidas pelas chuvas de janeiro de 2011

 Na manhã desta segunda-feira, 26, o Subsecretário Estadual Extraordinário para a Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, visitou Teresópolis, acompanhado do Subsecretário Municipal de Fiscalização de Obras, Jorge Henrique Mattos, pelo presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado), Ícaro Moreno, e por técnicos da empresa, para fazer um levantamento das obras de contenção de barreiras e encostas que estão sendo realizadas no município e também dos locais onde as obras de contenção serão iniciadas.

“Os técnicos da EMOP estão visitando os locais críticos da cidade onde há obras de contenção de encostas para uma avaliação e montando uma estratégia para agir nestes locais. Com isso, eles assumem todas essas obras em Teresópolis e nos demais municípios atingidos pelas chuvas de janeiro de 2011”, explicou o Subsecretário Municipal de Fiscalização de Obras, Jorge Henrique Mattos.
Segundo o presidente da EMOP, Ícaro Moreno, todo o cronograma da visita, desde a vistoria até a finalização das obras, é realizado através de intervenções que integrem vários órgãos. “Seguindo orientação do Governador Sérgio Cabral e do Vice Governador Luiz Fernando Pezão, que estão envolvidos no processo de reconstrução da Região Serrana, estamos trabalhando em conjunto com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Secretaria Estadual de Obras, empresas licenciadas e prefeituras para dar continuidade ao que já foi iniciado nos municípios atingidos, pois é importante a participação de todos”, elucidou Ícaro Moreno.
Durante o dia foram feitas vistorias em diversos bairros da cidade, como Golfe, Caleme, Campo Grande, Granja Florestal e Salaco. De acordo com Ícaro Moreno, o propósito é apontar soluções para finalizar as obras no município. “Estamos percorrendo as localidades, observando os problemas de cada uma e levantando soluções para que, no máximo até julho, as obras em andamento já estejam finalizadas”, disse o presidente da EMOP, lembrando também das obras que ainda não foram iniciadas. “Em Teresópolis há 12 obras que já foram aprovadas pela Caixa Econômica Federal. Agora, o próximo passo é fazer licitação para que, em aproximadamente dois meses, possamos dar início a esses trabalhos. Até o final do ano estaremos com muitas obras concluídas na cidade”, finalizou.
O temporal de janeiro de 2011 atingiu sete cidades da Região Serrana: Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Areal e Bom Jardim. “Em todas elas estamos trabalhando para que, dentro do possível, tudo volte à normalidade”, concluiu Ícaro Moreno.

Técnicos da Emop vistoriam muro em execução na Granja Florestal

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marcos Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário