sexta-feira, 7 de março de 2014

Idosos de Petrópolis ganham curso gratuito de informática







 


Um número cada vez maior de idosos entra diariamente na internet. De acordo com o IBGE, no uso do computador domiciliar, o tempo de acesso nesta faixa etária registra média individual de 53 horas e 12 minutos no mês, 20 horas a mais do que os mais jovens. Para ampliar este conhecimento essencial, o Instituto de Desenvolvimento Institucional e Ação Social (Ideias), em parceria com a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, promove o programa Era Digital na 3ª Idade. Durante todo o mês de março os idosos da cidade de Petrópolis poderão fazer um curso gratuito de como usar adequadamente o computador e acesso à internet.


São oferecidas 160 vagas para moradores da cidade acima de 60 anos. As aulas serão realizadas em microônibus equipado com 10 computadores onde os idosos aprendem noções de Windows, Word e navegação na internet. O veículo ficará na Escola Municipal Governador Marcelo Alencar, que fica na Avenida Amaral Peixoto, 0, no bairro Quitandinha. As aulas gratuitas serão de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.


Interessados em participar do próximo curso devem comparecer na escola, na próxima terça-feira (11), com documento de Identidade, CPF e comprovante de residência. As aulas começarão no dia 12 e vão até o dia 28.


Recém-implantado, o Era Digital na 3ª Idade leva conhecimentos de informática para idosos de 12 municípios. Atualmente, o microônibus está na cidade de Cabo Frio, com quatro turmas e formará 160 idosos. Levy Gasparian e Paraíba do Sul já receberam turmas e formaram 194 alunos.


METODOLOGIA DO CURSO


Metodologia: O curso se dará através de apostila desenvolvida pelo professor. No primeiro módulo do curso, o aluno aprende a identificar a estrutura básica do computador.


• No módulo sobre o Windows, o aluno aprende a abrir e fechar programas e a utilizar e gerenciar, adequadamente, pastas e arquivos.


• No módulo sobre o processador de textos Word, o aluno aprende a utilizar alguns dos recursos de edição de textos: desde a criação de um novo documento até a impressão dele.


• No módulo sobre Internet o aluno aprende a navegar na Internet, fazer pesquisas e downloads, visitar lojas virtuais, etc. Cada aluno vai registrar um e-mail gratuitamente, fazer exercícios práticos de envio e recebimento de mensagens com arquivos anexos. Além disso, cada aluno vai aprender a utilizar alguns dos recursos de comunicação instantânea como msn, skipe, facebook.


Serviço:

Programa 3º Idade na Era Digital
Local: Escola Municipal Governador Marcelo Alencar, que fica na Avenida Amaral Peixoto, 0, no bairro Quitandinha
Matricula: 11 de março
Data de início do curso: 12 de março

Horário das aulas: 9h
Preço: Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário