quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Defesa Civil de Teresópolis em estágio de atenção

Defesa Civil de Teresópolis em estágio de atenção
A Defesa Civil Municipal encontra-se em estágio de atenção, por conta dos avisos meteorológicos que indicam a possibilidade de ocorrência, desta quinta-feira, dia 5, até domingo, dia 8 de fevereiro, de chuva moderada a ocasionalmente forte na região. O órgão está de prontidão e, de forma preventiva, vem emitindo alertas meteorológicos para a imprensa e a comunidade através de e-mail e de mensagens através de telefone celular.

“A população deve se orientar apenas pelas informações divulgadas pela Defesa Civil, pois a secretaria coleta dados de órgãos oficiais sobre as condições do tempo. São instituições de referência na área de meteorologia e que nos repassam informações confiáveis. Esses avisos podem ser acompanhados no blog da Defesa Civil e também nas redes sociais”, orienta o secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

Ele se refere aos seguintes órgãos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - do governo federal, bem como ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e ao Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (SIMERJ), da esfera estadual. Todos são monitorados 24 horas pela Defesa Civil através de sua sala de monitoramento. Os boletins e alertas meteorológicos são repassados para os voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e à imprensa, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas fortes.

Os endereços eletrônicos da Defesa Civil: WWW.dcteresopolis.blog.br; ept-br.facebook.com/defesacivil.teresopolis.3. As informações também podem ser acompanhadas através do site da Prefeitura:WWW.teresopolis.rj.gov.br.

Instalada na Rua Wilhelm Cristian Kleme, 701, no bairro Ermitage, a Defesa Civil permanece de prontidão para atender a população pelo telefone de emergência 199.

A Defesa Civil Municipal vem intensificando as ações de prevenção e de orientação da população, com várias iniciativas sendo postas em prática.

Contingência - Teresópolis possui o Plano de Controle de Proteção e Defesa Civil, coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, e que mobiliza todos os setores da Prefeitura, além de instituições comunitárias e entidades empresariais e de classe. O documento estabelece as medidas que cada setor precisa tomar em caso de desastres naturais. O documento define as estratégias operacionais e as atribuições de cada segmento, cabendo à Defesa Civil alinhar as condutas entre os órgãos envolvidos e criar estratégias para uma rápida resposta à parcela da população que, porventura, seja atingida pelos acidentes naturais.

Nas escolas - A Defesa Civil Municipal também coordena o Plano de Segurança Escolar, que orienta os educadores sobre como agir em caso de emergência, quando a chuva atingir níveis críticos, podendo ocasionar alagamentos ou deslizamentos de encostas. Os diretores são orientados sobre como proceder em caso de emergência ligada a qualquer tipo de situação que coloque em risco a escola. Inclusive, sobre a maneira correta de evacuar a unidade escolar em caso de necessidade, e como conduzir os alunos até um ponto de encontro seguro até a chegada das equipes de emergência.

Núcleos comunitários - O órgão vem intensificando o trabalho de prevenção em Teresópolis, através da implantação de NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) no município. São unidades formadas por grupos de moradores, que participam de atividades de defesa civil como voluntários. Atualmente existem 33 núcleos, na cidade e no interior, mobilizando mais de 300 voluntários. Eles são treinados para dar a primeira resposta aos moradores em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro. Uma das atribuições desses voluntários é encaminhar os moradores de áreas de risco até os pontos de apoio nas comunidades. Ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências. Teresópolis possui 35 pontos de apoio, nas zonas urbana e rural, que funcionam em escolas, igrejas e centros comunitários.

Sirenes – Teresópolis dispõe de um sistema de alerta e alarme, com 26 sirenes, implantadas em 13 comunidades, na cidade e no interior, que são acionadas sempre quando há chuva forte com indicação de desocupação de residências em áreas de risco. Além de avisar sobre a necessidade de os moradores deixarem suas casas durante um temporal, os alto-falantes também informam sobre a possibilidade da ocorrência de chuva moderada a forte na região, alertando os moradores antes da precipitação.

Alerta de cheias - A Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) implantaram em Teresópolis o Sistema de Alerta de Cheias. É composto por estações pluviométricas, que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios, e pluviofluviométricas, que medem a capacidade de vazão dos cursos d'água. O sistema funciona 24 horas, monitorando e transmitindo alertas sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios para a central de processamento de dados do INEA por telemetria (SMS celular). Seis estações fornecem dados em tempo real sobre precipitação e nível dos rios, nos bairros Caleme, Comary, Quinta Lebrão, Quebra Frascos, Posse e Bom Retiro. Os dados podem ser consultados no site do INEA (http://inea.infoper.net/inea/).

UPC - Teresópolis conta ainda com Unidades de Proteção Comunitária, que começaram a ser instaladas em 2013 pelo Governo do Estado na cidade. São contêineres que contam com agentes comunitários contratados pelo Estado para alertar e orientar a população em casos de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário