segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Prefeitura e FESO estudam parceria para projetos ambientais no Parque Municipal




 Representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Planejamento e do Núcleo de Inovação Tecnológica da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) fizeram uma visita técnica nesta quinta-feira, dia 29, à sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, no interior do município. Em pauta, a apresentação do espaço para a realização de projetos ambientais na unidade de conservação ambiental.

“Já foi esboçado um termo de cooperação técnica entre as partes visando a realização de projetos ambientais na reserva. Entre as propostas analisadas está a da implantação de um horto com plantas sensitivas, que têm características específicas de tato e odor, com uma trilha onde o visitante poderá passear entre as mudas e explorar esses sentidos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello.

Segundo De Mello, a ideia é que o Núcleo Santa Rita do Parque Municipal seja utilizado para atividades de estudos e pesquisas ambientais, e o Núcleo da Pedra da Tartaruga seja destinado à prática de esportes radicais e caminhadas.

Nova reunião foi marcada para o dia 5 de fevereiro, quando serão apresentados e avaliados editais de projetos ambientais abertos pelo Governo Federal. O material será analisado para que seja selecionada a melhor opção a qual Prefeitura e FESO poderão se candidatar para pôr em prática.


O Parque
Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por município, no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi criado pela Prefeitura no dia 6 de julho de 2009. Ocupa uma área de 4.397 hectares, abrangendo as zonas urbana e rural.  Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para as Pedras da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.

Está dividido em dois núcleos distintos. Com acesso pelo bairro Salaco, o Núcleo da Pedra da Tartaruga possui trilhas sinalizadas, área para a prática de montanhismo e de acampamento. Os visitantes  podem apreciar o fantástico visual, que abrange o centro urbano de Teresópolis, a Serra dos Órgãos e boa parte da topografia do interior do município.

O Núcleo Santa Rita, no 2º Distrito, conta com área para atividades de educação ambiental e trilha. O acesso se dá pela Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia), na altura do km 74, em frente à Estação de Tratamento de Água da Cedae; entra-se na Estrada de Santa Rita e segue por cerca de 8 quilômetros até a sede administrativa.

Com entrada franca, a visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8h às 17h, e no Núcleo Santa Rita, de 9h às 16h. O telefone para informações é o (21) 2741-2234. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mailparquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário