sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Hemonúcleo faz campanha de incentivo à doação de sangue para o Carnaval



 Com o objetivo de reforçar o estoque de sangue, principalmente para o período de Carnaval, o Hemonúcleo de Teresópolis vai promover, ente os dias 9 e 13 de fevereiro, uma ação de incentivo à doação de sangue. A unidade convida a todos os doadores de qualquer tipo sanguineo a realizar um gesto de cidadania e solidariedade e participar da campanha temática ‘Antes de cair na folia passe aqui’.

“A ideia é se organizar e se programar para passar o Carnaval sem deficiência e defasagem dos nossos estoques de sangue. Geralmente, nesta época, temos um aumento da demanda, infelizmente por conta dos acidentes, e uma queda significante na doação. Por isso, estamos organizando essa divertida campanha, onde toda a equipe estará caracterizada com o tema do dia”, destacou a médica hematologista, Jéssica de Souza Campos, responsável técnica pela unidade.

De acordo com a médica, a campanha ‘Antes de cair na folia passe aqui’ começa na próxima segunda-feira, 9, com a coleta dos mascarados, seguida na terça, 10, pela coleta dos havaianos, na quarta, 11, acontece a coleta das princesas, na quinta, 12, a coleta dos personagens, e na sexta, 13, aderindo à campanha do Hemorio, tem a coleta dos vampiros. Os doadores que comparecerem à unidade de Teresópolis ganharão adereços típicos da folia com a temática do dia.

Jéssica acredita que se o Hemonúcleo coletar em torno de 15 a 20 doações diárias, a cidade consegue passar o Carnaval sem dificuldades de estoque e ainda ajudar outros municípios próximos. A médica complementa: “As pessoas não deveriam doar apenas quando tem campanha, ou um familiar ou amigo precisando de sangue. A fidelização da doação é o ideal para manter o estoque em dia”.

Atualmente o Hemonúcleo recebe uma média de 7 a 10 doações diárias, com perspectiva de elevar este número para 15. Os tipos de sangue mais procurados são ‘O’ positivo e ‘O’ negativo, que são doadores universais, ou seja, podem ser usados por qualquer paciente. Homens podem fazer a doação a cada 60 dias e mulheres, a cada 90 dias, por conta do ciclo menstrual.

Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação.

Texto – Gisele Barreto



Nenhum comentário:

Postar um comentário