segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Prefeitura apresenta Plano de Saneamento em audiência pública

Vice-prefeito Márcio Catão agradece a todos que participaram desse processo, em especial, à sociedade organizada


 O Plano de Saneamento Básico de Teresópolis foi apresentado em audiência pública, na última sexta-feira, dia 30 de janeiro, no Teatro Municipal, na Prefeitura. O relatório síntese do documento segue disponível para consulta e sugestões, por mais 10 dias, no blog do comitê Piabanha: http://prsb-baciapiabanha.blospot.com.br/p/teresopolis.html.

A apresentação contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, que ressaltaram a importância da participação popular no processo de criação do documento. “Teresópolis está finalizando hoje um processo bastante complexo, mas muito interessante e rico, com resultado surpreendente, pela qualidade do produto, do trabalho da equipe técnica e pela participação da população, que foi muito forte, atenta”, frisou o coordenador de planos de saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente, Victor Zveibel. 

O vice-prefeito Márcio Catão parabenizou a todos os envolvidos com o projeto. “Esse é um dia glorioso para Teresópolis, pois damos um passo importante no que se refere ao saneamento básico em nossa cidade e quero agradecer a todos que participaram desse processo, em especial, à sociedade organizada, que contribui imensamente para o resultado apresentado”.

O secretário de Meio Ambiente, André de Mello, explicou que o plano será referência para todos os projetos relacionados a saneamento básico no município. “Toda empresa que vier a concorrer para executar projetos na área terá que se referir ao plano de saneamento, ou seja, deverá contemplar as diretrizes e metas existentes no documento”, apontou De Mello.

O subsecretário de Meio Ambiente, e coordenador da equipe técnica do plano, Leandro Coutinho, lembrou o caminho percorrido para a produção do texto. “Estamos trabalhando no plano há cerca de um ano. Depois do convênio com o governo estadual, vieram várias etapas para a criação desse plano. Foram diversas reuniões, visitas de campo, seminários. Tudo para que tivéssemos um documento detalhado e condizente. E o resultado foi apresentado nesta audiência pública”.

Consultor da Encibra-Paralela I, empresa contratada pelo estado para elaboração do plano, o engenheiro Alceu Galvão apresentou o relatório síntese do plano e explicou os próximos passos do projeto. “O plano poderá ser consultado pelo público em geral por mais 10 dias, e, em seguida, será feita a versão final do documento, que será entregue ao estado e à Prefeitura. A partir daí, deverá ter aprovação legal, através de lei ou de decreto municipal”.

O economista Mário Monteiro também é consultor do consórcio e apresentou alternativas de viabilidade para que as ações apontadas no plano sejam colocadas em prática. “A ideia é dimensionar o esforço necessário para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. O enfoque é mostrar que o plano tem ações que envolvem custos e que entre as alternativas para arrecadar recursos estão as parcerias com os governos estadual e federal”.

O promotor de justiça Bruno Botelho, o presidente​ da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, e o engenheiro da Cedae, Marcelo Medeiros, também estiveram presentes à audiência.  

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário