terça-feira, 1 de setembro de 2015

EJA apresenta balanço do 1º semestre de 2015


Cerca de 70 educadores participam da reunião da Educação de Jovens e Adultos do município


EJA apresenta balanço do 1º semestre de 2015

Cerca de 70 profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino participaram de um encontro na noite do dia 31 de agosto na Escola Municipal Maçom Lino Oroña. O objetivo foi promover uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido no primeiro semestre de 2015 e estruturar as atividades do segundo semestre, promovendo a integração entre as equipes dos seus Polos.





“Por vezes parece que não saímos do lugar, não avançamos, não conquistamos as metas propostas, mas ao parar e analisar, enxergamos o quanto simples ações, pequenas intervenções e atividades direcionaram um belo trabalho. Por isso fazemos essas reuniões, para apresentar o calendário, atividades e propostas para o segundo semestre, mas também para lembrar e valorizar as conquistas realizadas até o meio do ano”, explicou a professora Ana Paula Coutinho, a coordenadora da EJA no município.





Após um lanche com as equipes de todos os Polos da Educação de Jovens e Adultos município, foi exibido um vídeo mostrando as atividades realizadas no primeiro semestre pelas equipes da EJA, e apresentadas as novas coordenadoras da EJA na rede municipal de ensino. Um dos pontos altos da reunião foi a dinâmica proposta pela psicóloga Allyne Sereno, do PSPE (Programa de Saúde dos Profissionais de Educação) da rede municipal de ensino.





“A dinâmica que realizamos hoje tem o ideal de trazer a reflexão a esses profissionais da Educação de uma mudança de paradigmas primeiro em si, para depois mudar os alunos. Trazer a reflexão do que eles querem para a própria vida, para, aí sim, levar essas mudanças também para seus alunos. Isso foi apresentado através da metáfora das sementes, das flores, do florescer e do despertar interno de cada um e de suas atitudes perante o mundo”, explicou a psicóloga.





Também presente no evento, a nova diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora Sandra Patrício da Rocha, foi apresentada formalmente à equipe da EJA e falou sobre sua carreira na Educação e seu orgulho perante a EJA de Teresópolis.





“É sempre bom reconhecer tantos rostos familiares em meio a alguns novos, afinal são 24 anos dedicados a Educação. Já trabalhei em zona rural, urbana, tive a oportunidade de dirigir uma unidade escolar, de ser orientadora da EJA noturna, e fico muito feliz em reconhecer tantos de vocês, porque sei em que mãos eficientes está a EJA de Teresópolis. Fico muito orgulhosa em saber com que seriedade e competência os alunos da EJA, de quem a vida já tirou tanto, serão tratados em nossas escolas”, elogiou Sandra Patrício.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário