sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Formatura de Bombeiros Mirins

Formados no ano passado, os bombeiros mirins da Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, estiveram presentes ao evento

 A diretora Rosana Mendes enfatizou a importância do projeto Bombeiro Mirim para a escola


Capitão Ian Manso, do 16° GBM: a proposta da iniciativa é projetar um futuro melhor para a sociedade

Capitão Ian Manso, do 16° GBM: a proposta da iniciativa é projetar um futuro melhor para a sociedade

Escola do Pimentel recebe projeto Bombeiro Mirim
 Futuros bombeiros mirins, os alunos da Escola Municipal Professora Irene Sant´anna do Valle acompanham o lançamento do projeto

 -
Em mais uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e do 16° GBM – Grupamento de Bombeiro Militar de Teresópolis, alunos da Escola Municipal Professora Irene Sant´anna do Valle, localizada na comunidade do Pimentel, participarão do curso de bombeiro mirim. A iniciativa tem como objetivo despertar nos participantes o senso e a prática de cidadania e disciplina, através de atividades de preservação ambiental, prevenção de incêndios, noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, dentre outras.


“Esse é um curso muito importante para nossa escola e nossos alunos. Essa capacitação vai trazer inúmeras informações para essas crianças, uma proximidade maior dos alunos com o Corpo de Bombeiros e esclarecer dúvidas que eles têm quanto a primeiros socorros, à postura que devem ter na sociedade e o que eles podem fazer para melhorar até mesmo o meio ambiente, que hoje é uma das nossas grandes preocupações”, explicou a diretora Rosana Mendes.


O Projeto Bombeiro-Mirim promove instruções de cuidados no lar, noções de primeiros socorros, educação moral e cívica e ordem unida para estudantes da rede pública de ensino. Com isso, desenvolve a percepção de riscos e agrega valores de cultura preventiva, proporcionando mudanças comportamentais que podem ser multiplicadas em suas famílias e comunidades. O Projeto contribui, ainda, para difundir o ânimo pela atividade de bombeiro-militar, podendo despertar nos jovens a vocação profissional para a carreira.


Para o capitão Ian Manso, que está à frente do projeto há quatro anos, a proposta da iniciativa é projetar um futuro melhor para a sociedade. “Através dos nossos bombeirinhos, mostrando um pouco da nossa profissão, tentamos passar para eles alguns conhecimentos que são muito importantes para a própria questão de segurança da sociedade. Abordamos questões de disciplina e respeito à hierarquia, consciência ambiental, segurança no trânsito, entre outros. E acompanhamos o quanto essas crianças se tornam críticas aos erros cometidos em nossa sociedade, o que nos traz grandes esperanças para o futuro”, comentou o capitão.


Formados no ano passado, alunos da Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, do 3º Distrito, estiveram presentes à solenidade de abertura com o intuito de inspirar os futuros bombeiros mirins do Pimentel. A aluna Tuani Almada contou que foi muito bom participar do projeto. “Aprendi como preservar o meio ambiente, a natureza e também dar oportunidades ao próximo, ajudando a comunidade. Em casos de acidentes eu sei como agir porque eles me ensinaram”, contou a estudante.




Texto e fotos: Marcelo Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário