quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Procon Estadual autua 10 agências bancárias na região da Praça Saens Peña


site_1449779969.13.jpg


O Procon Estadual autuou, nesta quinta-feira (10/12), 10 de 13 agências bancárias fiscalizadas na região da Praça Saens Peña, na Tijuca, em nova etapa da Operação Tio Patinhas. Entre os principais problemas encontrados, estavam a não autenticação do pagamento de contas no próprio boleto, a espera nas filas - que em alguns casos chegou a 45 minutos - e a ausência de contratos em braille. A operação contou com a presença do deputado Carlos Minc, presidente da Comissão do Cumpra-se da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e de representantes do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, presidido por Adriana Nalesso.

O tempo de espera de 45 minutos pelo atendimento foi constatado na agência da Caixa Econômica Federal do Shopping Tijuca. A Lei Municipal 5.254/2011 estabelece que o tempo máximo de espera nas filas normal e preferencial é de 30 minutos em dias que antecedem ou precedem feriados prolongados, ou 15 minutos nos demais dias. O desrespeito a essa legislação foi verificado pelos fiscais em outras quatro agências: Bradesco da Rua Conde de Bonfim, 372-A; Itaú da Rua Conde de Bonfim, 190 e da Rua Conde de Bonfim, 390 eSantander daPraça Saens Peña, 61. Já o contrato em braille não estava à disposição dos clientes portadores de deficiência visual no Santander da Praça Saens Peña, 61; na Caixa Econômica Federal da Praça Saens Peña, 33 e no Bradesco da Rua Conde de Bonfim, 160. A não autenticação dos boletos, por sua vez, foi constatada no Banco do Brasil da Rua Conde de Bonfim, 369-A; na Caixa Econômica Federal da Praça Saens Peña, 33 e em duas agências do Itaú, nos números 190 e 390 da Rua Conde de Bonfim.

Na agência da Caixa da Rua Conde de Bonfim, 302, um casal de consumidores reclamou com os fiscais do envio de um cartão para um endereço divergente do cadastrado. com a ajuda dos fiscais, a gerência resolveu o caso na hora. Essa foi uma das três agências nas quais não foram encontradas irregularidades. As outras foram do Santander, no Shopping Tijuca e na Rua Conde de Bonfim, 395.

Balanço da Operação Tio Patinhas: 

1 - Santander (Praça Saens Peña, 61): Tempo de espera na fila superior a 20 minutos.Ausência de contratos em braille.

2 - Banco do Brasil (Rua Conde de Bonfim, 369-A): Banheiro em área restrita.Autenticação de pagamento de contas não é feita no próprio boleto.

3 - Caixa Econômica Federal (Praça Saens Peña, 33): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.Autenticação de pagamento de contas não é feita no próprio boleto.Ausência de contrato em braille.

4 - Bradesco(Rua Conde de Bonfim, 372-A): Ausência do Livro de Reclamações. Foi constatado que o tempo de espera de três consumidores ultrapassou o limite legal de 15 minutos, chegando a uma média de 30 minutos. 

5 - Itaú (Rua Conde de Bonfim, 390): Ausência de guarda-volumes.Ausência de biombo entre os caixas. Não há autenticação no boleto bancário. O consumidor não correntista não é atendido. Um consumidor aguardou 17 minutos para ser atendido.

6 - Caixa Econômica Federal (Shopping Tijuca): Ausência de dispositivo de segurança entre os caixas e o público da agência.Banheiro em área de acesso restrito.Tempo de atendimento superior a 15 minutos, chegando a 45 minutos.

7 - Itaú (Rua Conde de Bonfim, 190): Ausência do Livro de Reclamações. Autenticação de pagamento de contas não é feita no próprio boleto. Atendimento por fila, sem distribuição de senha. Tempo de espera de20 minutos. Sem caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Sem guarda-volumes. 3 assentos preferenciais. Bebedouro sem funcionamento.

8 - Itaú (Rua Conde de Bonfim, 323): Ausência de cadeira de rodas e do Livro de Reclamações.

9 - Bradesco (Rua Conde de Bonfim, 160): Ausência de guarda-volumes,de caixa eletrônico adaptadopara portadores de necessidades especiais, de contrato em braille e do Livro de Reclamações.

10 - Itaú (Rua Conde de Bonfim, 452): Ausência de guarda-volumes e do Livro de reclamações. Embora tenha dispositivo de emissão de senhas, funciona com ordem de chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário