terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Procon Estadual autua 15 mercearias e empórios


site_1449604881.44.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (08/12), uma nova etapa da Operação Pré-Natal, que desta vez fiscalizou mercearias e empórios nas zonas Norte, Sul e Oeste da cidade do Rio. Foram autuados 15 dos 19 estabelecimentos vistoriados, incluindo lojas em centros comerciais movimentados, como o Mercadão de Madureira e o Cadeg, em Benfica. Em quatro delas, produtos como bacalhau e carne seca eram vendidos de maneira inadequada, expostos ao contato direto do consumidor e sem proteção contra poeira e insetos.


Os locais nos quais essa irregularidade foi encontrada foram: Cerealista Lela e Empório Gourmet, no Cadeg; e Casa Tricana da Beira e Laticínios Barão, no Mercadão de Madureira. Os fiscais determinaram a retirada dos produtos e a adequação dos mesmos para a venda. Foram descartados 15kg e 815g de alimentos e 1 litro e 600ml de bebidas fora da validade. Na Laticínios Marcoense, no Cadeg, além de produtos vencidos, os fiscais constataram que haviafiação exposta, ausência de tela na área do depósito, produtos armazenados em contato direto com o chão,lixeira sem tampa no local de manipulação e empilhamento não uniforme de caixas, impedindo a visualização de validade de materiais no fundo do estoque. No J Pons, no Cadeg, havia 24 caixas de bacalhau em área não refrigerada. Os fiscais determinaram o recolhimento imediato para as câmaras.



Já no Empório Orgânico (Rua Voluntários da Pátria, 446, boxes 80 e 81, Botafogo), não havia a informação da data de troca do filtro de onde é tirada a água para o preparo de sucos. No EmpórioSanta Therezinha (Avenida das Américas, 13.280, Recreio), alguns produtos vendidos a granel tinham data de validade informada superior à estabelecida pelo fornecedor após a manipulação.



Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Gema Dourada, no Cadeg; Mercearia Rei da Pipoca, JG Branco Mercearia e Cerealista JJ Pedro, todas no Mercadão de Madureira.



Balanço da Operação Pré-Natal: 



1 - Mercearia Empório Urca (Rua Marechal Cantuária, 130): Ausência do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação, sob pena de interdição.



2 - Cerealista Lela (Cadeg): Bacalhau exposto ao contato do consumidor, sem proteção contra insetos e poeira. Os fiscais determinaram a retirada imediata do produto e a adequação para a exposição à venda.



3 - Mercearia Rosa da Conceição (Mercadão de Madureira): Ausência do Livro de Reclamações. Certificado de dedetização vencido desde 2013. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação de um válido.



4 - Laticínios Marcoense (Cadeg): Produtos vencidos: 8kg e 185g de bacon,3kg e 240g de hambúrguer de frango, 4kg de espetinhos mistos e7 pacotes (de 420g cada) de pizza recheada. Irregularidades:fiação exposta,ausência de tela na área do depósito,produtos armazenados em contato direto com o chão,lixeira sem tampa no local de manipulação e empilhamento não uniforme de caixas, impedindo a visualização de validade de materiais no fundo da câmara/estoque. Ausência do certificado de potabilidade da água.



5 - Empório Orgânico (Rua Voluntários da Pátria, 446, boxes 80 e 81, Botafogo): Ausência do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do certificado, sob pena de interdição. Não há data de troca do filtro, e é com esta água que são lavados utensílios e feitos sucos.

6 - Central 33(Cadeg): Livro de Reclamações sem autenticação. Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação, sob pena de interdição.

7 - J Pons (Cadeg): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação, sob pena de interdição. Ausência do certificado de dedetização. Fiação exposta. Paredes com mofo. 24 caixas de bacalhau em área não refrigerada. Os fiscais determinaram o recolhimento imediato para as câmaras.

8 - Casa Tricana da Beira (Mercadão de Madureira): Bacalhau exposto a poeira, insetos e manipulação direta pelo consumidor. Uso do mesmo utensílio para manipular diferentes tipos de azeitonas. Nos dois casos, os fiscais determinaram a adequação imediata.

9 - Carioca Zen - Rua Humaitá, 154, Humaitá): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação, sob pena de interdição. Ausência do certificado de dedetização. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação.

10 - Mercearia Fátima (Mercadão de Madureira): Ausência do alvará de funcionamento.Certificado de dedetização vencido desde 2012. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentar um válido.

11 - JJ Martins (Cadeg): Produtos vencidos:7 embalagens (200ml cada) de suco de pêssego e 1 embalagem (200ml) de suco de goiaba.Ausência do certificado de dedetização.

12 - Empório Gourmet (Cadeg): Bacalhau exposto à venda de forma inadequada, com manipulação direta pelo consumidor, exposição a poeira e insetos.Produtos vencidos:480g de presunto, 870g de salame hamburguês, 1kg e 300g de peito de chester e1kg e 800g de mortadela. Após abertos, a validade desses produtos informada na etiqueta era superior à estabelecida pelo fabricante.

13 - Empório Mandacaru (Cadeg): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação, sob pena de interdição. Ausência do Livro de Reclamações.

14 - Empório Santa Therezinha (Avenida das Américas, 13.280, Recreio): Alguns produtos vendidos a granel tinham data de validade informada superior à estabelecida pelo fornecedor após a manipulação.

15 - Laticínios Barão (Mercadão de Madureira): Bacalhau e carne seca expostos à manipulação direta pelo consumidor. Os fiscais determinaram a retirada imediata. Dedetização vencida em 04/11/2015. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação de um certificado válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário