quarta-feira, 30 de março de 2016

Operação Fat Food do Procon Estadual autua outras 15 lojas da Zona Sul


20160330_110511edt_1459369921.69.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (30/03), a terceira etapa da Operação Fat Food, com o objetivo de fiscalizar lanchonetes de fast food localizadas na Zona Sul do Rio. Nos dois primeiros dias da operação, 27 estabelecimentos foram autuados. Na ação de hoje foram autuadas mais 15 filiais das redes Mc Donald´s, Habib´s, Burger King, KFC e Subway. Cerca de 20 litros de xarope para refrigerantes em máquinas foram descartados por estarem vencidos.

Foram encontrados 11 litros de xarope de refrigerante vencidos no Subway localizado na Avenida Nossa Senhora Copacabana, 71. Os fiscais também notaram a presença de baratas junto às caixas dos xaropes e determinaram o reforço da dedetização no local. O estabelecimento não apresentou o certificado de potabilidade da água utilizada para os refrigerantes e para preparar os alimentos. Havia um registro no Livro de Reclamações do estabelecimento que não foi enviado ao Procon-RJ no prazo legal.

Em outra filial da Subway, localizada na Rua Figueiredo Magalhães, 147, também em Copacabana, os fiscais encontraram problemas similares: sete litros de xarope de refrigerante vencidos e insetos no teto da área de alimentação. A fiscalização determinou um prazo de 30 dias para melhorar as condições de higiene. Se isso não ocorrer, o estabelecimento poderá ser interditado.

Cinco estabelecimentos não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros e deverão levá-lo em até 48 horas na sede do Procon Estadual ou serão interditados. A filial da KFC da Rua do Catete, 269, deverá apresentar ao Procon, no mesmo prazo, o seu alvará de funcionamento. O que havia na loja era o provisório e estava vencido. Além disso, deverá autenticar seu Livro de Reclamações.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Bob´s (General Saint Martin - Posto Shell – Leblon); Mc Donald´s (Rua Ataulfo de Paiva, 406–Leblon); Habib´s (Av. Atlântica, Quiosque 16 - Copacabana); Mc Donald´s (Rio Sul); Mc Donald´s (Rua Visconde Pirajá, 463); Burger King (Rio Sul); Bob´s (Rio Sul); Subway (Rio Sul); Mc Donald´s (Avenida Nossa Senhora Copacabana, 659); Subway (Rua Voluntários da Pátria, 95); Subway (Rua Voluntários da Pátria, 351);Subway (Rua do Catete, 355).

A operação ganhou o nome de fat (gordura) food, numa referência ao alto teor de gordura encontrado em boa parte dos alimentos vendidos em fast food.

Balanço da Operação Fat Food

1 - Bob´s (Rua Barata Ribeiro, 167 – Copacabana): Cobrança para uso do banheiro por não cliente.

2 - Mc Donald´s (Rua do Catete, 276): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Funcionário fazendo manipulação em alimentos cozidos e fritos sem pinça.

3 - Subway (Rua Figueiredo Magalhães, 147 – Copacabana): Produtos vencidos: 5 litros de xarope de guaraná; 2 litros de xarope de refrigerante de cola. Presença de insetos no teto na área de alimentação. Prazo de 30 dias para melhorar as condições de higiene sob pena de interdição.

4 – Burger King (Botafogo Praia Shopping): Ausência da autenticação do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

5 – Bob´s (Praia de Botafogo, 360): Ausência da autenticação do Livro de Reclamações. Registro no livro não enviado desde 27/12/15.

6 - Mc Donald's(Rua Visconde de Pirajá, 517 - Ipanema): Ausência do certificado de potabilidade da águaede dedetização.?

7 - Burger King (Rua Visconde de Pirajá, 303 - Ipanema): Ausência do Livro de reclamações. Ausência do certificado dos Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

8- Mc Donald's (Rua Visconde de Pirajá,247 - Ipanema): Ausência do certificado de dedetização.Registro no Livro de Reclamações não enviado.

9 – Mc Donald´s (Avenida Nossa Senhora Copacabana, 967): Produtos vencidos: 300 g de mini trufa de chocolate.

10 – Subway (Rua Visconde de Pirajá, 287 - Ipanema): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência do certificado de potabilidade da água. Caixa de alimentos no chão da cozinha sem pallets. Ausência de preços mercadorias expostas venda. Registro no Livro de Reclamações não enviado. Ausência de cartaz sobre fornecimento de água potável e gratuita. Não encaminhou reclamação do Livro de Reclamações no prazo legal.

11 – Mc Donald´s (Avenida Nossa Senhora Copacabana, 129): Ausência do certificado dos Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

12 – KFC (Rua Voluntários da Pátria, 157 - Botafogo): Livro de reclamações não autenticado.

13 – Subway (Nossa Senhora Copacabana, 71): Produtos vencidos: 11 litros de xarope de refrigerante de cola. Baratinhas encontradas junto às caixas de xarope de refrigerantes. Determinado o reforço da dedetização. Ausência certificado de potabilidade da água. Registro no Livro de Reclamações não enviado.

14 - KFC (Rua do Catete, 269 - A): Alvará provisório vencido. Prazo de 48 horas para apresentação.Livro de Reclamações não autenticado.

15 - Mc Donald´s (Avenida Nossa Senhora Copacabana, 659): Registro no Livro de Reclamações não enviado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário