quarta-feira, 30 de março de 2016

Universidade do Ambiente será lançada nesta quinta-feira






Aula inaugural será proferida pelo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), o economista Sérgio Besserman



Quando: Quinta-feira (31/03)

9h - lançamento do projeto Universidade do Ambiente
10h30 – aula inaugural com o economista Sérgio Besserman
14h – lançamento online da Revista Ineana especial Água

Onde: Auditório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Avenida Venezuela, número 110, 6º andar, bairro Saúde



A Universidade do Ambiente, espaço corporativo que oferece capacitação profissional para servidores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) será lançada nesta quinta-feira (31/03) em uma solenidade, no auditório do Inea, no Centro do Rio de Janeiro. A aula inaugural será proferida pelo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), o economista Sérgio Besserman. Na cerimônia, também será lançada a versão online da revista Ineana, veículo de comunicação voltado para a divulgação do conhecimento técnico do Inea. A homepage será divulgada no lançamento.


O projeto Universidade do Ambiente foi idealizado e executado por servidores como forma de contribuir para o estabelecimento de ações de capacitação continuada e para o aprimoramento das competências, habilidades e atitudes dos colaboradores. Trata-se de um espaço corporativo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento dos servidores, que busca contribuir para o fortalecimento institucional. A universidade estimulará a transferência de conhecimento entre as gerações de servidores, resultando no aperfeiçoamento do quadro técnico, na valorização dos servidores e na efetiva melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade fluminense.

As ações de capacitação oferecidas pela Universidade do Ambiente se concentram nas seguintes áreas: técnica, que contempla diferentes cursos como Direito Ambiental e Licenciamento Ambiental; gestão, que compreende ações de capacitação para todos os níveis gerenciais; e integração, que abrange o desenvolvimento de programas com objetivo de integrar as diversas áreas da instituição, seja por meio de visitas às diferentes sedes e unidades de conservação, seja por meio de programas de acolhimentos de novos servidores.



Nova edição da Revista Ineana  traz como tema a água




Água é o tema da nova edição da revista Ineana  que será lançada exclusivamente em meio digital.  A publicação reúne três artigos: o primeiro apresenta um panorama da disponibilidade hídrica no Estado do Rio de Janeiro, destacando as demandas e a vulnerabilidade do nosso Estado até o horizonte de 2030; o segundo trata da recente crise hídrica e das medidas adotadas para fazer frente à pior estiagem dos últimos 85 anos; e o terceiro aborda o histórico acordo com São Paulo, Minas Gerais e a União para a gestão compartilhada das águas da Bacia Paraíba do Sul.

Além disso, a revista traz a nota técnica emitida pelo Inea em resposta à proposta paulista de transposição de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

 “Esta edição da revista Ineana constitui-se  em um conjunto de artigos sobre a água, que vale como testemunho de uma discussão viva e contemporânea que a revista procura documentar e informar aos seus leitores”, afirma o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

Após o lançamento da revista, haverá mesa-redonda com os autores: Rosa Formiga, ex-superintendente de Segurança Hídrica da SEA e atual professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Edson Falcão, coordenador de Planejamento e Projetos Estratégicos no Inea; e Leonardo Fernandes, chefe do Núcleo de Pagamento por Serviços Ambientais/Inea.



Programação:


9h  - Lançamento da Universidade do Ambiente

André Corrêa, secretário de Estado do Ambiente (SEA)
Marcus de Almeida Lima, presidente do Instituto
Estadual do Ambiente (Inea)


10h30 - 12h30   Aula inaugural

Sérgio Besserman Vianna, presidente do Instituto
Pereira Passos

12h30 - 14h Intervalo


14h - 14h30 Lançamento on-line da Revista
Ineana - Especial Água


14h30 - 16h Conversa com os autores:


Rosa Maria Formiga, ex-superintendente de
Segurança Hídrica da SEA e atual professora adjunta da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

José Edson Falcão de Farias Júnior, coordenador de
Planejamento e Projetos Estratégicos da Diretoria de
Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental (Inea)

Leonardo Silva Fernandes, chefe do Núcleo de
Pagamento por Serviços Ambientais (Inea)

Nenhum comentário:

Postar um comentário