Revistas nas bolsas dos visitantes fazem parte de estratégia de venda casada
O Procon Estadual autuou o parque Rio
Water Planet por revistar bolsas e mochilas dos visitantes com o objetivo de
impedir que entrem com alimentos e bebidas. A autuação foi feita com base em
denúncias que constavam do Livro de Reclamações do estabelecimento.
Além de vexatórias, as revistas fazem
parte da estratégia do Rio Water Planet em fazer uma venda casada, ou seja,
forçar a aquisição de um produto ou serviço ao se comprar outro produto ou
serviço. Isso acontece porque, como as pessoas passam muitas horas no parque,
elas acabarão obrigadas a consumir o que estiver sendo vendido lá dentro.
A venda casada é proibida pelo Código
de Defesa do Consumidor. (CDC). Na autuação, o Procon destaca que algumas
pessoas têm restrições alimentares não podendo comer os produtos vendidos no
parque, e ressalta ainda uma decisão recente do Superior Tribunal de Justiça
(STJ) que considerou abusiva a proibição de clientes levarem alimentos e
bebidas a filiais de uma rede de cinemas.
O Rio Water Planet tem 15 dias úteis,
contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar a sua defesa.
Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo Setor
Jurídico do Procon Estadual, o estabelecimento poderá ser multado. O valor
máximo, previsto pelo CDC, chega à casa dos R$ 9 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário