quarta-feira, 18 de abril de 2012

Desmembramento da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e programação da Semana do Meio Ambiente são temas de reunião do Comdema


Realizada na tarde desta segunda-feira, 16, a reunião ordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) debateu vários assuntos. Entre eles, o pedido de desmembramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, com o objetivo de dar mais autonomia e fortalecer a Defesa Civil. A moção do Comdema foi aprovada em outubro de 2011 e encaminhada ao Executivo e ao Legislativo. Entretanto, o atendimento ao pedido não será possível no momento, visto que a separação das secretarias implicaria na criação de novos cargos, procedimento proibido em ano eleitoral.


Também foi levado em consideração o momento político-administrativo do município, que aguarda a definição da realização de eleição suplementar pela Justiça Eleitoral, além das eleições municipais de outubro deste ano. Sugestão proposta e aceita pelos conselheiros foi a de apresentar a moção de desmembramento da Secretaria aos futuros candidatos a prefeito, após a homologação das candidaturas, a fim de que tomem conhecimento da solicitação e avaliem a possibilidade de execução.

Durante a reunião, coordenada pelo Subsecretário Municipal de Meio Ambiente, André de Mello, e equipe, foi formada uma comissão para organizar as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, que este ano coincide com a Rio + 20, conferência mundial que será realizada no mês de junho no Rio de Janeirocom o objetivo de discutir sobre meio ambiente, economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável. Também foi proposto e aprovado que a programação da Semana do Meio Ambiente em Teresópolisaconteça no período de 27 de maio – Dia da Mata Atlântica – até 6 de julho, dia do 121º aniversário da cidade e do terceiro ano de criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Outros assuntos
Também foi debatida na reunião do Comdema a Lei Complementar Federal 140, de 8 de dezembro de 2011, que estabelece normas para o exercício da competência comum da União, Distrito Federal, Estados e Municípios. A referida lei estabelece as atribuições específicas de cada ente da Federação em relação à proteção do meio ambiente, principalmente nas áreas de licenciamento e de fiscalização.

Foram abordados ainda outros temas, como a situação da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil após o alagamento ocorrido no dia 6 de abril, o andamento da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e o processo de aquisição da Fazenda Urso Branco, em Santa Rita, no 2º Distrito, com recursos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental, onde funcionará a futura sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Texto: Silvia Pimentel
Foto: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário