quinta-feira, 19 de abril de 2012

Engenheiros do Inea vistoriam Rio Paquequer


Objetivo é desenvolver projeto de desassoreamento



Engenheiros do Inea - Instituto Estadual do Ambiente - estiveram em Teresópolis, nesta quarta-feira, 18, para percorrer o Rio Paquequer e fazer uma avaliação da atual situação do curso d’água devido à cheia ocorrida em 6 de abril. Nos próximos dias, uma equipe fará um levantamento topográfico para apontar as áreas críticas de assoreamento.

“Percorremos o rio desde a Ilha do Caxangá até a Barra do Imbuí para identificar quais intervenções devem ser feitas a fim de evitar novos problemas como o que ocorreu no dia 6. Além disso, tiramos fotos, ouvimos relatos de moradores e solicitamos que seja feita a topobatimetria, que, entre outras informações, indicará os pontos onde o rio está mais assoreado”, explicou o gerente de obras do Inea responsável pela Região Serrana, engenheiro civil João Carlos Grilo.

Com base nos dados colhidos, o Inea vai desenvolver um projeto para o Paquequer. Devido à ocupação das laterais do rio, também serão estudados pontos para acesso das máquinas e retirada do material. Os engenheiros hidrólogos do instituto Luiz Paulo Souza Viana e Edson Falcão e o professor da UFRJ e especialista no assunto Paulo Canedo também participaram da vistoria.

Texto: Mara Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário