sexta-feira, 20 de abril de 2012

Prefeitura e Estado trabalham juntas em obras de prevenção a enchentes


Máquinas do Inea fazem obras de desassoreamento do Rio Príncipe, no Campo Grande

Graças ao bom relacionamento do Prefeito Arlei com o Governo do Estado, as obras de dessassoreamento do Rio Príncipe, no Campo Grande já começaram. Máquinas do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) estão no local dando início às primeiras ações de desimpedimento de fluxo do rio. Engenheiros técnicos do órgão estadual ressaltam que a prioridade das equipes é a limpeza e a ampliação da calha do rio em suas cabeceiras.

A ação vem acontecendo desde fevereiro de 2012 e, neste momento, o trabalho incide na quebra e retirada das pedras e entulho do leito do rio. Ao longo deste trabalho, com a ajuda de uma escavadeira hidráulica e um rompedor hidráulico (maquina usada para quebrar pedras), 4 mil metros cúbicos de rochas já foram removidas.  O material extraído está sendo armazenado no próprio canteiro central de obras do Inea, na Posse, formando um grande estoque provisório.

Os trabalhos no Rio Príncipe irão desde a foz até a nascente, ou seja, seguirão desde a Cascata do Imbuí, onde desemboca o Rio Paquequer, até o final do Campo Grande, numa extensão de cinco quilômetros. Por não afetar a rotina dos moradores, os serviços começaram pela retirada das pedras, na altura do Campo Grande. O objetivo da tarefa é aumentar a capacidade de vazão do rio reduzindo o risco de inundações. Trabalhos de contenção e reflorestamento das margens, também serão feitos. A ideia inicial é manter o rio em seu curso original.

Outro serviço que também começou a ser feito na área é o cadastramento das pessoas que tem moradias às margens do rio. Com o aumento da largura e da profundidade do rio, as casas não poderão continuar no lugar onde estão. Uma outra equipe do Inea executa a função de medir e avaliar os imóveis para posterior indenização dos proprietários.

Para o Prefeito Arlei, todo esse serviço aumentará a capacidade de vazão do manancial reduzindo os riscos de inundações. “Estamos ampliando as ações de prevenção contra as chuvas no município. Precisamos, no entanto, contar com o apoio da população. Pedimos às pessoas que não joguem lixo doméstico e entulhos às margens do rio. Agindo desta maneira, a população vai colaborar para impedir o assoreamento do manancial. Este trabalho vai continuar, para quando chegar o verão do ano que vem, termos mais segurança ainda ", avaliou o Prefeito Arlei.

Texto – Gisele Barreto
Fotos - Jeferson Hermida

Nenhum comentário:

Postar um comentário