quarta-feira, 18 de abril de 2012

Secretaria de Educação promove Oficina de História


 Voltada para professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de abril, a “Oficina de História – Ler, compreender e aprender História de forma lúdica”. O encontro teve como foco o incentivo ao ensino da disciplina através de diferentes estratégias de leitura e estimulando a reflexão e a autonomia na relação ensino-aprendizagem. Ao todo, foram realizadas quatro reuniões onde a professora Rosane de Oliveira procurou ajudar aos professores municipais a construir conceitos necessários para o ensino da História.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a oficina apresentou possibilidades do uso de estratégias diferenciadas na compreensão da disciplina de História. “Não pretendemos ensinar História aos nossos professores, mas estimular a reflexão e apresentar novas práticas pedagógicas que podem fazer a diferença na hora de ensinar dentro de sala de aula”, explicou o Secretário.

A Oficina, que busca despertar nos professores o interesse e o gosto pelo ensino da História através de jogos e brincadeiras, foi ministrada pela professora da disciplina, Rosane de Oliveira da Silva. “Queremos estimular o professor a refletir sobre a dinâmica do ensino de História nas turmas de 4° e 5° ano. A possibilidade de trabalhos multidisciplinares e o uso de jogos e brincadeiras com materiais diversos tornam a aula mais interessante para as crianças e fornece ao professor a possibilidade de ser criativo dentro da realidade de sua sala de aula da Rede Municipal”, conta Rosane que também atua como professora do segundo segmento no município.

Para a professora Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a ideia é romper com a visão tradicional de ensinar História na Rede Municipal. “Depois de realizarmos Oficinas de Letramento de Língua Portuguesa e Matemática, resolvemos partir para o ensino da História, buscando romper conceitos arraigados como ‘História é coisa chata’ ou que ‘História é só decoreba’. Ao contrário, ensinar e aprender História é essencial na construção da identidade do ser humano e pode sim, ser muito divertido”, afirma Carla Rabello.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário