Voltada para
professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de
Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nesta segunda e
terça-feira, dias 16 e 17 de abril, a “Oficina de História – Ler, compreender e
aprender História de forma lúdica”. O encontro teve como foco o incentivo ao
ensino da disciplina através de diferentes estratégias de leitura e estimulando
a reflexão e a autonomia na relação ensino-aprendizagem. Ao todo, foram realizadas
quatro reuniões onde a professora Rosane de Oliveira procurou ajudar aos
professores municipais a construir conceitos necessários para o ensino da
História.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo
Vasconcellos, a oficina apresentou possibilidades do uso de estratégias
diferenciadas na compreensão da disciplina de História. “Não pretendemos
ensinar História aos nossos professores, mas estimular a reflexão e apresentar
novas práticas pedagógicas que podem fazer a diferença na hora de ensinar
dentro de sala de aula”, explicou o Secretário.
A Oficina, que busca despertar nos professores o interesse e o gosto
pelo ensino da História através de jogos e brincadeiras, foi ministrada pela
professora da disciplina, Rosane de Oliveira da Silva. “Queremos estimular o
professor a refletir sobre a dinâmica do ensino de História nas turmas de 4° e
5° ano. A possibilidade de trabalhos multidisciplinares e o uso de jogos e
brincadeiras com materiais diversos tornam a aula mais interessante para as
crianças e fornece ao professor a possibilidade de ser criativo dentro da
realidade de sua sala de aula da Rede Municipal”, conta Rosane que também atua
como professora do segundo segmento no município.
Para a professora Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da
Secretaria Municipal de Educação, a ideia é romper com a visão tradicional de
ensinar História na Rede Municipal. “Depois de realizarmos Oficinas de
Letramento de Língua Portuguesa e Matemática, resolvemos partir para o ensino
da História, buscando romper conceitos arraigados como ‘História é coisa chata’
ou que ‘História é só decoreba’. Ao contrário, ensinar e aprender História é
essencial na construção da identidade do ser humano e pode sim, ser muito
divertido”, afirma Carla Rabello.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário