segunda-feira, 7 de maio de 2012

HEMORIO CONVOCA DOADORES PARA ABASTECER BANCO DE SANGUE



Estoques do órgão da Secretaria de Saúde estão em nível 

crítico



O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, convoca doadores para abastecer seu banco de sangue, que está com o estoque em nível crítico. Na última semana, o número de comparecimentos de voluntários caiu pela metade, comprometendo o abastecimento em mais de 180 hospitais atendidos pelo hemocentro.

Para ser um candidato, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde.

Jovens com de 16 e 17 anos podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum. Recomenda-se, porém, evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

Segundo orientações da Chefe do Serviço de Atendimento ao Doador, Dra. Naura Faria, é importante que a população doe regularmente para evitar quedas repentinas no banco de sangue.

- Infelizmente, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), seria necessário que entre 4 e 5% adotassem a prática para que pudéssemos atender à demanda. É muito importante que a população faça da doação de sangue um hábito. Qualquer um pode precisar um dia – alertou Dra. Naura.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro e distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

O órgão funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário