quinta-feira, 10 de maio de 2012

Surto de hepatite em Mangaratiba


De acordo com o Programa Nacional de Imunização, vacinação não é indicada neste caso. População é orientada a evitar três fontes da cidade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) confirma o surto de hepatite A em três bairros de Mangaratiba: Ranchito, Nova Mangaratiba e Praia do Saco. Técnicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Governo do Estado participaram nesta quarta-feira, 09 de maio, em Mangaratiba, de ações de fiscalização e controle dos reservatórios de água para consumo humano, assim como das fontes alternativas (bicas, poços artesianos e carros-pipa). A SES-RJ informa que está fazendo o monitoramento dos casos suspeitos, mas ainda não pode precisar o número de casos confirmados. Não há notificação de nenhum caso grave da doença.
De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, com Alexandre Chieppe, não há indicação para a vacinação contra a Hepatite A no município de Mangaratiba, conforme preconizam o Programa Nacional de Imunização e Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde .

- Até existe uma vacina específica contra o vírus causador da hepatite A. Mas esta vacina só é recomendada em situações específicas como: pessoas com outras doenças crônicas no fígado ou que fizeram transplante de medula óssea. Considerando a população com maior risco de desenvolvimento de complicações hepáticas, não há indicação de vacinação em massa contra Hepatite A no município de Mangaratiba ou em qualquer uma de suas localidades. As ações recomendadas pela SES já estão sendo desenvolvidas, incluindo a identificação das possíveis fontes de contaminação e a adoção de medidas que visam evitar a utilização dessas fontes pela população.
A orientação dada pela Secretaria Estadual de Saúde para é que a população evite o uso da água de três fontes suspeitas: fonte do Golfinho, a próxima ao Hotel Mendonça e a da Rodovia Rio-Santos.
Saiba mais sobre a Hepatite A –
 Esta é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. A transmissão dos vírus da hepatite A ocorre pela via fecal-oral, sendo as fezes a via básica de contaminação da água, de alimentos e de tudo que possa ser infectante por via oral. Entre os mais frequentes sintomas estão: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 45 dias após a infecção. O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue. Após a confirmação, o profissional de saúde indica o tratamento mais adequado, de acordo com o estado do paciente. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Em menos de 1% dos casos ela causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante.
Fonte:Portal da saúde do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário