segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prefeitura publica novas regras para bicicletas elétricas




A Prefeitura do Rio publicou, nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial, o decreto com as normas sobre a circulação das bicicletas elétricas na cidade. A decisão envolve os modelos elétricos como as outras bicicletas e orienta que o ciclista tenha pelo menos 16 anos de idade para conduzir o meio de transporte, além de obedecer ao limite de velocidade de 20 km por hora.
“Para fins de circulação em ciclovias, ciclofaixas e vias públicas, equiparam-se as bicicletas elétricas às bicicletas movidas a propulsão humana, cuja regulamentação específica deverá ser respeitada, desde que observado o limite de velocidade de vinte quilômetros por hora e que o ciclista possua idade mínima igual ou superior a dezesseis anos”, diz um trecho da publicação.
No último dia 28, agentes da Lei Seca multaram um ciclista durante uma blitz, em Copacabana, na Zona Sul. Na ocasião, a bicileta elétrica foi apreendida e enviado para um depósito, em Niterói, na Região Metropolitana. A partir daí, entrou em discussão os assuntos sobre a regulamentação de normas para a circulação das bicicletas no município. 
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, os modelos elétricos que ultrapassem os 20 km por hora terão as mesmas normas que os regulamentos dos ciclomotores, inclusive a exigência de habilitação especial e o uso de capacete. 
Fonte:O repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário