sexta-feira, 11 de maio de 2012

Técnicos da SES-RJ estão no município da Costa Verde para monitorar e conter surto da doença


Mangaratiba vai receber um laboratório móvel para análise de água nesta sexta-feira, 11 de maio. A medida visa evitar a evolução do surto de Hepatite A no município se alastre. Até a tarde desta quinta-feira, 10 de maio, 86 casos da doença haviam sido confirmados. Apenas um do tipo grave, que requer internação hospitalar.
O laboratório móvel fica em um caminhão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e vai complementar os exames que já vêm sendo realizados pelo Laboratório Central Noel Nutels, do Governo do Estado, analisando a qualidade da água em diversas localidades da cidade. A unidade vai funcionar integrando o trabalho de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e da Funasa.
Mangaratiba tem, ao todo, 37 mil habitantes e é o município menos populoso de sua microrregião. Até o momento, a área afetada é o primeiro distrito, onde residem 15 mil pessoas. Segundo o Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ, Alexandre Chieppe, a situação da Hepatite A em Mangaratiba inspira cuidados.
- A situação é preocupante. Por isso estamos aqui com uma equipe grande para avaliar e monitorar a situação. Não dá para afirmar que o pico de transmissão da doença já passou, então, a situação é de alerta. É possível que surjam mais casos. Vamos monitorar dia após dia. Também orientamos as pessoas para evitar a contaminação intradomiciliar. O material informativo e educativo já está sendo distribuído pela prefeitura - esclareceu Chieppe
.
Orientações à população 
 O fundamental é que a população esteja atenta à origem da água que consome, bebendo apenas água potável e utilizando cloro na desinfecção da água e alimentos. A SES-RJ recomendou que seja evitado o uso da água de três fontes suspeitas na cidade: fonte do Golfinho, a próxima ao Hotel Mendonça e a da Rodovia Rio-Santos.
Vacinação - Conforme preconizam o Programa Nacional de Imunização e Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde endossa que não há indicação para a vacinação contra a Hepatite A no município de Mangaratiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário