terça-feira, 21 de agosto de 2012

CANDIDATOS ADEREM À PLATAFORMA AMBIENTAL LANÇADA EM EVENTO NA ALERJ


Diversos candidatos a vereadores do Rio e de cidades vizinhas aderiram, nesta segunda-feira (20/08), durante evento na Escola do Legislativo do Estado (Elerj), à Plataforma Ambiental apresentada pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista, composta por senadores, deputados federais e membros da sociedade civil organizada. O encontro, que também contou com a presença dos deputados estaduais Aspásia Camargo (PV) e Gilberto Palmares (PT), serviu para que os participantes conhecessem as propostas de políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

“Trata-se de um guia ambiental, direcionado não só para os candidatos, mas também para os eleitores. Dessa forma, auxiliamos o poder público na concepção dos aspectos ambientais, principalmente aqueles relacionados ao saneamento e à qualidade de vida, que devem ser considerados para uma candidatura”, explicou o coordenador da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani. De acordo com ele, o tema ambiental deixou de ser “um aspecto marginal para estar presente no dia a dia e nas discussões das cidades”.

A plataforma reúne informações a respeito do desenvolvimento sustentável e, conforme garantem os seus idealizadores, serve de base para a elaboração de projetos de lei. Para o deputado federal Alessandro Molon (PT), membro da Frente Parlamentar Ambientalista, o poder público tem a obrigação de conhecer esse documento. “É importante que aqueles que pretendem ocupar cargos dos poderes Legislativo e Executivo estejam cientes dessas propostas e do trabalho de quem luta por esses objetivos no Congresso Nacional”, afirmou o parlamentar.

Presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a deputada Aspásia Camargo disse que assume não só um compromisso com a Plataforma Ambiental, mas com uma proposta “mais radical”. “Queremos um Rio cada vez mais sustentável, ou seja, onde toda a questão da sustentabilidade esteja presente nas políticas públicas, com consciência. Isso dá trabalho, mas é uma meta que temos que ter em mente”, declarou. A plataforma pode ser acessada através do site www.sosma.org.br.
Texto de Rodrigo Stutz

Nenhum comentário:

Postar um comentário