quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Prova única vai selecionar professores para rede pública



Método será adotado a partir de setembro de 2013 em todo o País
O projeto criado em 2010 demorou para entrar em vigor. Inicialmente, serão avaliados professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, adiantou que o pré-teste do exame já foi feito e os itens que vão compor a prova já estão definidos.

“Uma governadora de um estado do Nordeste me disse que fez um concurso para selecionar 3,5 mil professores, mas, em algumas disciplinas, como Física e Matemática, nenhum foi selecionado. Nós vamos tentar ajudar esse quadro em rede nacional”, disse Mercadante. O MEC estima que os resultados serão aproveitados principalmente por municípios menores, com dificuldades técnicas e financeiras em realizar concursos.

Para Susana Gutierrez, professora da rede municipal e coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe/RJ), o real problema dos municípios menores é a falta de investimento em educação. “Se todos os aplicassem 25% das verbas para educação, não haveria dificuldades . Essa padronização não ajuda os professores e ainda desrespeita a autonomia pedagógica”.
 Priscila Belmonte/O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário