segunda-feira, 7 de março de 2016

Procon-RJ autua 17 agências do banco Itaú no Rio


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Uma nova etapa da Operação Tio Patinhas foi realizada nesta segunda-feira (07/03) pelo Procon Estadual, resultando na autuação de todas as 17 agências do banco Itaú fiscalizadas no Centro e nas zonas Norte e Sul do Rio. A lista de problemas encontrados nelas se repetia com frequência conforme os fiscais vistoriavam os locais, mas uma irregularidade encontrada em todas foi o atendimento por ordem de chegada sem o uso de senha.

Muitas agências também não cumpriam o tempo máximo de espera para o atendimento nos caixas. De acordo com a Lei Municipal 5.254/2011 os usuários devem esperar em até 30 minutos nos dias que antecedem ou precedem feriados prolongados e 15 minutos nos demais dias. Os fiscais, porém, detectaram, por exemplo, uma espera de até 35 minutos na agência da Avenida Marechal Floriano, 341, Centro. Em 11 agências vistoriadas não havia o número mínimo- estabelecido pela mesma legislação municipal - de 15 assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e portadores de necessidades especiais.

As agências do Itaú fiscalizadas nesta segunda-feira não autenticam pagamentos de boletos nos próprios documentos, mas em papéis separados. Também foram constatados aparelhos de ar condicionado que não funcionavam e a ausência de cadeiras de rodas e do guarda volumes.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Itaú (Rua Dias da Cruz, 215, Méier):Atendimento realizado por ordem de chegada na agência, sem senha.Ausência de guarda volumes. Ausência de número legal de assentos especiais (apenas 12 reservados).Ausência do Livro de Reclamações. Não autentica documentos bancários de recebimentos.

2 - Itaú (Rua Visconde de Pirajá, 596,Ipanema):Ausência de guarda volumes.Atendimento no caixa é por ordem de chegada, sem senha. Apenas 6 assentos preferenciais.Autenticação feita em documentos separados.Ausência do Livro de Reclamações.

3 - Itaú (Rua Senador Dantas, 74, Centro): Atendimento realizado por ordem de chegada na agência, sem senha. Ausência de guarda volumes. Ausência do número legal de assentos especiais (apenas 9 reservados). Ausência do Livro de Reclamações. Não autentica documentos bancários de recebimentos.Ausência de caixa eletrônico adaptado.

4 - Itaú (Rua Lucídio Lago, 91, Méier): Apenas 9 assentos preferenciais. Bebedouro quebrado. Ausência de cadeira de rodas. Atendimento nos caixas por ordem de chegada, sem senha. Ausência de guarda volumes. Ausência do Livro de Reclamações. Não efetua autenticação nos documentos bancários recebidos.

5 - Itaú (Rua Visconde de Pirajá, 66,Ipanema): Ausência de guarda volumes. Atendimento de caixas por ordem de chegada, sem senha. Autenticação de boletos é feita em papel separado. Ausência do Livro de Reclamações. Tempo de espera por atendimento no caixa ultrapassou 15 minutos.

6 - Itaú (Rua Carolina Machado, 26, Méier): Agência tem apenas 6 assentos preferenciais. Ausência de cadeira de rodas.Atendimento nos caixas por ordem de chegada, sem senha. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de guarda volumes. Não autentica os documentos recebidos no caixa.

7 -Itaú (Avenida Rio Branco, 123, Centro): Atendimento realizado por ordem de chegada na agência, sem senha. Ausência de guarda volumes. Apenas 12 assentos reservados. Ausência do Livro de Reclamações. Não autentica documentos bancários de recebimentos. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Banheiro e bebedouro inoperantes.

8 - Itaú (Avenida Rio Branco, 185, Centro): Atendimento realizado por ordem de chegada na agência, sem senha. Ausência de guarda volumes. Não autentica documentos bancários de recebimentos. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

9 - Itaú (Rua Conde de Bonfim, 807, Tijuca): Ausência de cadeira de rodas. Atendimentos por ordem de chegada, sem senha. Ausência de guarda volumes. Ausência do Livro de Reclamações. Não autentica documentos bancários de recebimentos.

10 - Itaú (Rua Barata Ribeiro, 573, Copacabana): Ausência de guarda volumes. Apenas 12 assentos preferenciais. Atendimento por ordem de chegada, sem senha. Ausência do Livro de Reclamações. Pagamento em papel separado.Ar condicionado quebrado.

11 - Itaú (Avenida Marechal Floriano, 341, Centro): Atendimento realizado por ordem de chegada na agência, sem senha. Tempo para atendimento no caixa de 35 minutos, superior ao máximo legal. Ausência de guarda volumese do Livro de Reclamações. Não autentica documentos bancários de recebimentos.

12 - Itaú (Rua São Clemente, 167-A, Botafogo): Ausência de guarda volumes. Apenas12 assentos preferenciais. Ausência do Livro de Reclamações. Autenticação dos boletos de pagamento feita em papel separado. Atendimento dos caixas por ordem de chegada, sem senha. O acesso ao banheiro era feito mediante solicitação de chave a um funcionário. Tempo de fila ultrapassou o tempo fixado em lei.

13 - Itaú (Rua Conde de Bonfim, 390, Tijuca): Atendimentos por ordem de chegada, sem senha. Ausência de guarda volumes.Ausência do Livro de Reclamações. Não autentica documentos bancários de recebimentos.

14 - Itaú (Rua General Roca, 826, Tijuca): Ausência de cadeira de rodas. Atendimento por ordem de chegada, sem senha. Ausência de guarda volumes. Ausência do Livro de Reclamações. Não autentica documentos bancários de recebimentos. Ausência de bebedouro e de banheiro. Apenas 3 assentos para atendimento prioritário. No ato da fiscalização, o ar condicionado da agência estava inoperante.

15 - Itaú (Rua Humaitá, 135, Humaitá): Ausência de guarda volumese do Livro de Reclamações. Apenas 12 assentos preferenciais. Atendimento por ordem de chegada, sem senha. Autenticação dos boletos em documentos separados.

16 - Itaú (Rua Voluntários da Pátria, 264, loja A,Botafogo): Ausência de porta giratória e do Livro de Reclamações. Apenas 12 assentos preferenciais. Autenticação de boletos feita em documentos separados. Atendimento por ordem de chegada, sem senha. Tempo de espera ultrapassou o limite legal.

17 -Itaú (Rua Estácio de Sá, 155, Centro): Atendimento realizado por ordem de chegada na agência, sem senha. Tempo para atendimento no caixa de 32 minutos, superior ao máximo legal. Guarda volumes inoperante.Ausência do Livro de Reclamações. Não autentica documentos bancários de recebimentos.

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